Projeto de extensão do Curso de Direito leva noções de direitos humanos para comunidade da Terra Firme

Com o objetivo de discutir novas propostas para projetos de educação popular e direitos humanos, o Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular - Isa Cunha (NAJUP), do curso de Direito da Universidade Federal do Pará, tem promovido diversos debates sobre educação popular e interdisciplinaridade no bairro da Terra Firme
   O  NAJUP é um projeto de extensão que  conta com a participação de 12 estudantes, sob a coordenação do professor Wilson Rodrigues Alaíde Júnior. Além de desenvolver  trabalho de assessoria jurídica no bairro, por  meio de parceria com movimentos sociais e associações de moradores, promove discussões acerca de temáticas como segurança pública, cidadania, construção de direitos, entre outros.
   De acordo com umas das coordenadoras do projeto, a estudante Sandy Faidherb, as atividades  estimulam os moradores, geralmente jovens e lideranças comunitárias, a participarem dos debates. <<Nós procuramos vivenciar a realidade e a necessidade deles, A idéia é trocar experiências e trabalhar pela melhoria da comunidade. Nas oficinas,  utilizamos textos, músicas e vídeos para facilitar as discussões.>>, ressalta. Sandy conta que o projeto surgiu em 2005, quando um grupo de estudantes de Direito da UFPA passou a pensar em propostas de extensão que utilizassem a educação como ferramenta principal de esclarecimento na comunidade. Foram então  criadas oficinas de comunicação popular. << A idéia é aproximar a realidade social desse bairro  e seus conflitos com a Universidade, no intuito de desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão>>, afirma a estudante. Ela explica que o diferencial do projeto está na forma de aplicação, que utiliza a pedagogia do educador Paulo Freire. O método privilegia o engajamento dos indivíduos nas lutas pelas transformações sociais. <<Queremos dar um suporte para que eles mesmos possam refletir e mudar sua própria realidade a partir das discussões das oficinas>>, conclui Sandy.
   A atuação do NAJUP já resultou  em um  Trabalho de Conclusão de Curso e diversos artigos divulgados na revista da NAJUP. Mais informações  pelo e-mail majupisacunha@yahoo.com.br

Texto: Bruno Magno (Assessoria de Imprensa da UFPA)

Publicado em: 28.05.2007 14:47