Um dos objetivos da reunião foi convidar a comunidade universitária e grupos de pesquisa a participarem das ações da A3P na UFPA

A Gerência Ambiental da Prefeitura do campus promoveu nesta quarta-feira (06/06), às 9h, no Auditório do Centro de Capacitação -CAPACIT, a apresentação da Agenda Ambiental da Administração Pública – a A3P, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. Um dos objetivos da reunião foi convidar a comunidade universitária e os grupos de pesquisa que já realizam trabalhos nessa temática para, juntos, desencadear ações como o combate ao desperdício de recursos naturais como a água e propor uma destinação correta para o resíduo sólido da universidade.
   Um estudo do Departamento de Hidráulica e Saneamento do Centro Tecnológico caracterizou, em 1996, a produção de resíduo sólido da UFPA. O estudo foi atualizado em 2003, com a constatação de que 34,8% dos resíduos descartados na UFPA são constituídos por papel e papelão. A apresentação dos resultados da pesquisa gerou a criação da Gerência Ambiental da Prefeitura, que tem como meta a redução dos impactos ambientais causados pelas atividades realizadas em todo o campus.
Liana Figueira e Lúcia Almeida, técnicas da Gerência Ambiental da Prefeitura da UFPA, informaram que a A3P é uma proposta que conta com a parceria do Ministério do Meio Ambiente. Segundo elas, a agenda visa também a destinação adequada de todos o resíduo gerado no campus, considerando a inclusão de critérios sócio-ambientais nos processos de contratação de serviços, obras e investimentos da UFPA.
   A A3P é um programa de caráter voluntário, aberto, descentralizado, e requer um processo metodológico básico, contínuo, que seja capaz de orientar as etapas de desenvolvimento desse tipo de gestão, desde a sua concepção até a implementação das ações e sua manutenção. “Sua implementação dependerá do comprometimento de toda a comunidade da UFPA”, disse Almeida.
   Uma comissão formada por docentes, técnico-administrativos e estudantes será criada para encaminhar propostas e alternativas, a exemplo da Comissão de Gerenciamento de Resíduos Perigosos, já implantada, e da Comissão de  Coleta Seletiva Solidária, em fase de implantação.

Texto e foto: Mari Chiba (Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA)
Publicado em: 06.06.2007 15:35