Novas instalações e equipamentos permitirão um melhor atendimento à clientela universitária e ao público externo

Na última quarta-feira (06), a Universidade Federal do Pará (UFPA) inaugurou as novas instalações de sua Gráfica. Estiveram presentes na cerimônia cerca de 100 pessoas, entre representantes institucionais, funcionários, estudantes, clientes e fornecedores.
   Com novos equipamentos e uma parceria com a Oficina de Criação, vinculada ao Departamento de Comunicação Social, a Gráfica Universitária deve garantir a expansão das atividades anteriormente realizadas, com a publicação de obras com menor custo pela Editora da Universidade, bem como a melhoria da competitividade, junto às empresas do setor, para a impressão de outras publicações. A parceria com a Oficina de Criação também deve garantir o aumento da produção de materiais, incluindo a criação de artes e campanhas publicitárias.
   “Temos excelentes motivos para comemorar a reinauguração da gráfica. O primeiro deles é que, com as novas instalações, damos condições adequadas de trabalho aos funcionários do local e aos intelectuais da nossa Universidade. Dar tais condições já é um grande avanço. Por outro lado, o que me deixa mais feliz, é poder garantir que a Universidade alie a experiência técnica com a acadêmica, como está acontecendo agora com a Oficina de Criação, que conta com os alunos de Comunicação”, declarou o reitor Alex Fiúza de Mello.
   Segundo Jefferson Galvão, diretor da Gráfica Universitária, esta mudança permitirá um melhor atendimento à clientela universitária e ao público externo. “Este novo prédio é um sonho antigo dos funcionários. Esta reinauguração significa menor custo e maiores possibilidades de produção, funcionários qualificados e clientes satisfeitos”, explicou o diretor. Lívia Barbosa, coordenadora da Oficina de Criação, acrescentou: “Pretendemos envolver mais e mais pessoas neste sonho, elaborando para a Universidade e clientes externos trabalhos nas áreas de jornalismo, publicidade e projetos gráficos”.

Aumento do lucro - O processo de revitalização da Gráfica foi iniciado em 2005, com a compra de equipamentos e investimentos em recursos humanos, que tinha como uma das prioridades a melhoria do atendimento aos clientes. Com estas mudanças, a produção triplicou já no ano seguinte. Para se ter uma idéia, o número de impressões aumentou de 816 mil para mais de 2 milhões – o que, em um ano, representou um acréscimo de R$ 100 mil ao montante gerado pelos serviços gráficos da UFPA.
   “Para uma universidade pública, é estratégico manter uma gráfica pública. É fundamental que nós tenhamos um investimento desses, garantindo um espaço modernizado, funcionários qualificados e a produção de materiais de alta qualidade, comercializados com um menor custo”, completa Iracy Gallo, Pró-reitora de Administração.
   Alan Araguaia, estudante de jornalismo que esteve presente na solenidade, elogiou a nova estrutura da Gráfica Universitária. “Se os preços dos livros realmente se tornarem acessíveis e houver o aumento da produção editorial, isto com certeza será muito positivo para a comunidade acadêmica”, afirmou.

Texto: Brenda Taketa / Foto: Bruno Magno
(Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA)

Publicado em: 08.06.2007 16:00