UFPA comemora 50 anos de ensino e pesquisa na Amazônia

A Universidade Federal do Pará (UFPA) lança oficialmente a programação relacionada ao seu aniversário de 50 anos. O anúncio das comemorações acontece a partir da inauguração do website “UFPA 50 Anos” (www.ufpa50anos.ufpa.br), construído para reunir todas as informações relacionadas à data.
   Criada pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, a UFPA é hoje o maior centro de formação de recursos humanos e de produção de conhecimento da zona equatorial do planeta, apresentando-se como a principal rede de pós-graduação e pesquisa da região norte do Brasil. É considerada também a maior universidade brasileira no que se refere ao número de alunos de graduação e ao grau de interiorização dos cursos.
   Só em Belém, são 120 cursos e 22 mil alunos regularmente matriculados. Já no interior do Pará o número é de 14 mil, distribuído entre dez municípios, que representam os principais pólos de desenvolvimento do Estado.
   Para o reitor Alex Bolonha Fiúza de Mello, a comemoração dos 50 anos da UFPA é marcada pelo amadurecimento e fortalecimento institucional. Atualmente, cerca de 85% do quadro docente permanente da instituição é formado por 800 doutores e 700 mestres. Em conseqüência, os programas de pós-graduação (mestrados e doutorados) saltaram de 10 para 53 e, na mesma proporção, a produção científica.
   “A Universidade existe para e pela sociedade. Ela é a própria síntese da sociedade, em sua plena manifestação histórica. Nela e por ela, portanto, todos estão de parabéns: os que já partiram (ou ficaram “encantados”), os que estão e os que virão. Sim, todos! Mas particularmente os que dedicaram e dedicam suas vidas, em tempo prioritário, à construção dessa maravilhosa fábrica de cidadania, de desenvolvimento humano e de futuro”, lembra o reitor no texto de apresentação do site 50 Anos da UFPA.

Novo site – A página construída para os 50 anos da UFPA mostra um pouco da história da universidade e de seus reitores, assim como fotos, notícias e uma prévia da rádio web que está sendo implementada pela instituição.
   Além disso, os eventos científicos, os programas culturais e as novas publicações (incluindo versões no formato pdf) da Editora da UFPA já podem ser consultados pelo público na página. Também está disponível no site a versão digital do Jornal Beira do Rio, conhecido por apresentar mensalmente as notícias mais recentes da Universidade.

Programação – A programação de comemoração aos 50 Anos da UFPA envolve a realização de congressos, exposições, simpósios, cursos, bem como a inauguração de obras e lançamentos de publicações, durante todo o ano. Para ter conhecer os eventos, basta consultar os links da ‘Agenda’ do site www.ufpa50anos.ufpa.br.

Estrutura - A Universidade Federal do Pará é multi-campi, possuindo unidades nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Marabá, Santarém, Soure e Tucuruí.

O campus de Belém tem 11 institutos, sendo um de Ciência da Arte e três Núcleos de produção e integração do conhecimento. Além disso, a UFPA possui dois hospitais de atendimento à comunidade acadêmica e à população em geral – conhecidos como Bettina Ferro e Barros Barreto. As 32 bibliotecas, distribuídas entre a capital, que possui uma central e 22 bibliotecas em outros setores, e o interior também demonstram a importância da instituição para o Estado.
   A UFPA dispõe ainda de um Sistema de Incubadora de Empresas e um Centro de Capacitação para os seus servidores. Possui uma Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI), que agrega casas de estudos estrangeiros, sobre as línguas germânica, francesa, italiana, luso-amazônicas, hispano-americanas e africanas – as últimas, em fase de implementação.
   O site comemorativo ao cinquentenário da UFPA pode ser acessado também através da homepage da instituição (www.ufpa.br), bastando clicar no selo dos 50 anos no canto superior direito da página.
   Contatos: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA - Tels. (91) 3201-7577 e 3201-7463; e-mail: imprensa@ufpa.br

Publicado em: 11.06.2007 14:53