Cerca de 70 alunos do 3º ano do Ensino Médio, conheceram as instalações da UFPA e assistiram a palestras sobre alguns dos cursos mais procurados

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu nesta quarta-feira (13) cerca de 70 alunos, matriculados no último ano do ensino médio, do Instituto Adventista Grão Pará.  A visita faz parte de um projeto do Curso de Turismo, intitulado “Visitação ao campus Universitário do Guamá: uma proposta turístico-ambiental para os estudantes do ensino médio da cidade de Belém-PA, nos 50 anos da UFPA”.
   Durante toda a manhã, os estudantes fizeram um tour pelo setor básico do campus do Guamá, onde assistiram a palestras sobre os cursos de Direito, Medicina e Comunicação Social e conheceram a Editora da Universidade e os laboratórios de engenharia civil e química.
   Coordenado pelo professor José Lúcio Nascimento, este projeto possui dois objetivos centrais: apresentar aos alunos de Ensino Médio de todo o Pará a estrutura física do campus de Belém e esclarecer dúvidas relativas à escolha profissional, já que é no terceiro ano do ensino médio que os estudantes se inscrevem nos processos seletivos das Universidades. “Esta é uma iniciativa do curso de turismo que busca oportunizar aos alunos de escolas públicas e particulares o conhecimento do campus e o direcionamento em relação à escolha profissional. A programação de hoje foi uma experiência muito enriquecedora”, afirmou Nascimento.
   Os estudantes do curso de turismo também participam do projeto. Na visita de hoje, seis bolsistas trabalharam como guias e foram os responsáveis por organizar a programação. “Esta é uma excelente oportunidade para praticarmos o que aprendemos com as aulas. E também dá uma deixa para a questão da extensão, contribuindo para o estreitamente da relação entre a universidade e a comunidade”, afirmou Abel Pojo, um dos guias dos alunos durante a visita.
   Esta foi a primeira visita ligada ao projeto de visitação ao campus do Guamá, que deve acontecer até o ano que vem. O próximo tour está agendado para o dia 22 de junho (sexta-feira) e reunirá estudantes do município de Santo Antônio do Tauá.
“Eu gostei muito da programação de hoje, em especial porque isso ajuda a tirar dúvidas em relação à escolha profissional que faremos. As impressões que tive a respeito do ambiente e da estrutura física  da UFPA foram as melhores”, concluiu Marcus Vinicius Soares, aluno do Grão Pará.

Texto: Brenda Taketa / Foto: Mari Chiba (Assessoria de Comunicacão Institucional da UFPA)

Publicado em: 13.06.2007 15:15