À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

A obstrução do trabalho da Divisão de Polícia Administrativa (DPA), na área externa do campus, por alguns estudantes, antecedeu tumulto que culminou com a detenção de um cidadão, não aluno, para investigações.

O trabalho da DPA consistia na fiscalização de uma aparelhagem que, costumeiramente, promove festas no interior do campus. A referida aparelhagem já havia sido notificada pela Universidade de que seu acesso ao campus não mais seria permitido, em função de resolução temporária do Conselho Superior de Administração (CONSAD), até regulamentação da matéria.

Assaltos diversos com arma branca e de fogo, lesões corporais, arrombamentos de veículos, furtos e outras ocorrências decorrentes da realização das festas, que culminaram, no último dia 31 de maio, em tiroteio entre seguranças e assaltantes, em tentativa de assalto a alunos.

Naquele dia ocorreu assalto a estudante, com arma de fogo, no interior do banheiro e o arrombamento de dois veículos no estacionamento do Vadião.

Os exemplos dos óbitos de estudantes, em festas semelhantes, ocorridos na Federal
Fluminense, na Federal Rural de Pernambuco, na Federal de Santa Catarina e em São Carlos, atestam a gravidade da situação e impõem responsável reflexão.

Tendo em vista a responsabilidade regimental desta Prefeitura no que diz respeito à
segurança, estimamos que os promotores desses eventos aceitem, efetivamente, o diálogo que visa, acima de tudo, a segurança e o bem estar de todos que compõem a comunidade universitária.

Fraternalmente,

PREFEITURA DA UFPA