Hospital Barros Barreto implanta Ouvidoria
A Ouvidoria do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) começa a funcionar a partir desta segunda-feira (18), com a finalidade de ser um canal de comunicação entre a Gestão do Hospital e a comunidade. Ligada ao Programa de Humanização Hospitalar, a iniciativa visa a identificar as demandas dos cidadãos, buscar soluções para questões apresentadas e oferecer as informações e sugestões cabíveis.
Por enquanto, os interessados podem manifestar suas opiniões, sugestões, críticas e denúncias, de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h, na Sala da Vice-Diretoria, no andar térreo, onde a ouvidora Rita de Cássia Duarte estará à disposição para atendê-los. Orientações e informações podem ser solicitadas pelo e-mail ouvidoriahujbb@ufpa.br.
Segundo Rita, a Ouvidoria vai funcionar provisoriamente na Vice-Diretoria até que fique pronta a sala definitiva. Além, disso, em breve, serão instaladas, em diversos espaços do Hospital, caixas de coletas de informações, outro meio para as pessoas manifestarem suas opiniões.
Ela informou que a Ouvidoria é um espaço democrático e um dos mais importantes mecanismos para escutar o que o cidadão tem a dizer. "É um canal de comunicação direto entre os clientes internos (servidores, estagiários, residentes, discentes, docentes e terceirizados), clientes externos (pacientes, acompanhantes, visitantes, voluntários) e a Gestão do Hospital".
Rita explicou que a Ouvidoria vai receber e analisar as reclamações, sugestões e elogios dos clientes e os encaminhar aos setores competentes para manifestação, acompanhando as providências adotadas, cobrando soluções e mantendo o cidadão informado.
Com essa iniciativa, o HUJBB enriquece a Política de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) dentro da instituição e cumpre recomendação do Ministério da Saúde de buscar estratégias que possibilitem a melhoria do contato humano entre profissional de saúde e o usuário, dos profissionais entre si, e da instituição com a comunidade, visando ao melhor funcionamento do SUS.
Texto: Roberta Vilanova (Ascom/HUJBB)
Por enquanto, os interessados podem manifestar suas opiniões, sugestões, críticas e denúncias, de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h, na Sala da Vice-Diretoria, no andar térreo, onde a ouvidora Rita de Cássia Duarte estará à disposição para atendê-los. Orientações e informações podem ser solicitadas pelo e-mail ouvidoriahujbb@ufpa.br.
Segundo Rita, a Ouvidoria vai funcionar provisoriamente na Vice-Diretoria até que fique pronta a sala definitiva. Além, disso, em breve, serão instaladas, em diversos espaços do Hospital, caixas de coletas de informações, outro meio para as pessoas manifestarem suas opiniões.
Ela informou que a Ouvidoria é um espaço democrático e um dos mais importantes mecanismos para escutar o que o cidadão tem a dizer. "É um canal de comunicação direto entre os clientes internos (servidores, estagiários, residentes, discentes, docentes e terceirizados), clientes externos (pacientes, acompanhantes, visitantes, voluntários) e a Gestão do Hospital".
Rita explicou que a Ouvidoria vai receber e analisar as reclamações, sugestões e elogios dos clientes e os encaminhar aos setores competentes para manifestação, acompanhando as providências adotadas, cobrando soluções e mantendo o cidadão informado.
Com essa iniciativa, o HUJBB enriquece a Política de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) dentro da instituição e cumpre recomendação do Ministério da Saúde de buscar estratégias que possibilitem a melhoria do contato humano entre profissional de saúde e o usuário, dos profissionais entre si, e da instituição com a comunidade, visando ao melhor funcionamento do SUS.
Texto: Roberta Vilanova (Ascom/HUJBB)
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