Durante cinco dias, os participantes do evento devem discutir os resultados dos estudos sobre as narrativas que envolvem mitos e lendas da Amazônia

De 27 de junho a 1º de julho, no município de Ponta de Pedras, Marajó, acontece o XI Encontro do Projeto IFNOPAP - O Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense.  Com o tema “Educação, Ciência e Tecnologia: reflexões e práticas acadêmico-científicas”, o evento traz este ano uma importante novidade: o lançamento do Programa Campus Flutuante, criado para institucionalizar o projeto IFNOPAP pela Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir de uma “universidade embarcada” – que passa a funcionar em um navio, alocado para a realização das atividades.
   Atualmente, por meio do levantamento e mapeamento dos contos que envolvem mitos e lendas da Amazônia Paraense, o Projeto IFNOPAP possui um acervo com mais de 5.300 narrativas, recolhidas em Belém e no do interior do Estado. Criado em 1994, este é um dos maiores projetos já desenvolvidos pela UFPA, sendo marcado pela promoção do ensino, pesquisa e extensão, através da utilização multidisciplinar das áreas do conhecimento.
   “Em 2001, durante o encontro do IFNOPAP, também realizado no Marajó, o Reitor ficou surpreso com a dimensão dos trabalhos junto à comunidade. Por acreditar na grande extensão alcançada por nós, ele sugeriu a institucionalização do projeto, que deixa de ser setorizado, ou seja, apenas com atividades passageiras para a comunidade. Por isso, o meu desejo de transformar em um projeto mais denso se concretiza com a criação do Campus Flutuante”, explica Maria do Socorro Simões, coordenadora do IFNOPAP.

Evento - O lançamento do Programa Campus Flutuante, no Marajó, atende à necessidade de se produzir conhecimento sobre as populações locais, através de ações acadêmicas voltadas para a formação e qualificação dos profissionais envolvidos com este tipo de prática. A comunidade local, pesquisadores, professores, estudantes e autoridades do município estarão presentes na inauguração do Programa. “O propósito de atuar no espaço do Marajó, através das atividades do Campus Flutuante, está na necessidade de atender às carências do arquipélago, no que diz respeito aos setores educacionais e profissionais”, afirma a coordenadora.
   Durante o evento, também acontecerá o Encontro Intermediário de Literatura Oral e Popular da ANPOLL (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação de Letras e Lingüística).
Inscrições - As inscrições para o XI Encontro do Projeto IFNOPAP podem ser feitas pelo site www.ufpa.br/ifnopap, onde se encontram também informações sobre os pacotes de viagem ao Marajó e formas de pagamento, além da programação do encontro. Outras informações pelo fone

Texto: Leylla Melo (Assessoria de Comunicação Institucional)

Publicado em: 18.06.2007 16:34