Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA forma 1ª turma de Mestrado Profissional em Ensino em Física

O Mestrado Profissional em Ensino em Física (MNPEF), programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, formará sua primeira turma na UFPA. Trata-se de um feito histórico, pois as duas dissertações a serem defendidas são as primeiras na Região Norte. As defesas ocorrem nos dias 10 e 11 de agosto, no auditório do Laboratório de Ensino de Física, localizado no Campus Básico da UFPA. No dia 12, haverá, no mesmo local, uma série de palestras com os professores doutores Romero Tavares (UFPB) e Rodrigo do Monte Gester (Unifesspa), que abordarão, respectivamente, os temas “Aprendizagem Significativa e o Ensino da Física” e “Cálculo de velocidade em acidentes de trânsito: Um software para investigação em Física Forense”.

“Este é um feito muito importante para a UFPA, pois, no Mestrado em Ensino, o professor vai aprender técnicas de como dar aula da melhor maneira possível, pode ser computacionalmente, usando softwares, experimentos etc. Existe todo um significado para enriquecer a sala de aula”, comenta o professor doutor Antonio Maia de Jesus, vice-coordenador do MNPEF.

Palestras – As duas palestras a serem ministradas no dia 12 de agosto são: “Aprendizagem Significativa e o Ensino da Física”, que será ministrada pelo prof dr Romero Tavares (UFPB), referência quanto a técnicas incentivadoras no ensino da Física, e “Cálculo de velocidade em acidentes de trânsito: Um software para investigação em Física Forense”, ministrada pelo prof dr Rodrigo Monte Gester (Unifesspa), responsável por um software de cálculo de velocidade em acidentes de trânsito.

O MNPEF caracteriza-se como um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional e é voltado para professores de ensino médio e fundamental com ênfase principal em aspectos de conteúdos na área de Física. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), com o objetivo de coordenar diferentes capacidades apresentadas por diversas IES distribuídas em todas as regiões do País.

Dissertações – Duas dissertações serão defendidas: a primeira tem como tema “Energia Solar Fotovoltaica: Conceitos e Aplicações para o Ensino Médio”, do discente José Ricardo Patrício da Silva Souza, sob orientação do professor doutor Antonio Maia de Jesus. A segunda dissertação tem como tema “Um Laboratório de Física: do real ao virtual”, do discente Marcos Sena, sob orientação do professor doutor Rubens Silva.

“A diferença desse mestrado é que eles não precisam fazer uma tese, mas um produto educacional para ministrar aula usando algum aparelho ou software original que torne a aula muito mais interessante, e a partir desse produto, eles desenvolvem uma dissertação. Também é importante citar o grandioso esforço da equipe de professores deste Mestrado, como destaque os professores João Furtado de Souza (coordenador), Silvana Perez, Rubens Silva, Maria Lúcia, Conceição Gemaque, Licurgo Brito, Klaus Cozzolino e Simone Fraiha” explica o vice-coordenador do MNPEF.

Serviço:
>> Defesa de dissertações:
“Energia Solar Fotovoltaica: Conceitos e Aplicações para o Ensino Médio”
Data: 10 de agosto
“Um Laboratório de Física: do real ao virtual”
Data: 11 de agosto
Horário: sempre às 9h
Local: Auditório do Laboratório de Física Ensino, Campus Básico, UFPA – Guamá.

>> Palestras:
“Aprendizagem Significativa e o Ensino da Física”;
Data: 12 de agosto
Horário: 8h30
“Um Laboratório de Física: do real ao virtual”
Horário: 11h30
Local: Auditório do Laboratório de Física Ensino, Campus Básico, UFPA – Guamá.

Texto: Lucas Costa – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes

Publicado em: 08.08.2016 18:00