Alunos de Farmácia realizam evento sobre Alzheimer e Parkinson
O Alzheimer e o Parkinson são doenças que têm evoluído consideravelmente nos últimos anos. Trata-se de enfermidades degenerativas crônicas que, em geral, se manifestam depois dos 50 anos, provocadas pelo decréscimo na produção de neurotransmissores responsáveis pela propagação de sinais na cadeia de circuitos nervosos. Com o intuito de informar sobre o diagnóstico dessas duas enfermidades e os possíveis tratamentos, acadêmicos do curso de Farmácia da UFPA realizarão um ciclo de palestras multiprofissional sobre doenças generativas. O evento ocorre nos dias 12 e 13 de agosto, no Auditório José Silveira Neto, localizado no Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFPA.
No ciclo de palestras, serão discutidas as doenças Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson e a importância da atuação de profissionais da saúde em ambos os tratamentos. O objetivo principal é orientar os participantes acerca das doenças e da relevância do tratamento realizado com acompanhamento de profissionais capacitados. O evento é destinado a estudantes e profissionais da área da saúde.
Entre os convidados para o evento, estão a terapeuta ocupacional Katia Druma; o fonoaudiólogo Rômulo Leão; o psiquiatra Kleber Roberto de Oliveira; a psicóloga Nilda Castello Branco Barata; a fisioterapeuta Tatiane Bahia; além de um enfermeiro e um farmacêutico não confirmados.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail do evento eventosfarma13@gmail.com ou pelos telefones disponibilizados: Monique (981910657), Lays (988301004), Lorena (985234679) e Deborah (983170709)
Para saber – Parkinson e Alzheimer são duas enfermidades neurodegenerativas distintas, cuja incidência aumenta com a idade. A manifestação dos sintomas são provocados por alterações em diferentes regiões do cérebro e, muitas vezes, os primeiros sintomas não são valorizados. A doença de Parkinson é um distúrbio motor com quatro características principais: rigidez muscular, tremor em repouso, lentidão de movimentos e instabilidade postural. Quando portador da doença, o enfermo torna-se incapaz de realizar movimentos automáticos involuntários, como andar e conversar ao mesmo tempo.
Já na doença de Alzheimer, a principal característica é o declínio progressivo de funções intelectuais. O processo degenerativo começa com a perda progressiva da memória, do pensamento abstrato, da capacidade de aprendizado, do domínio da linguagem e da orientação espacial, assim como algumas mudanças de comportamento. Com a evolução da doença, o processo degenerativo cerebral afeta as funções motoras, levando à incapacidade de realizar as atividades diárias.
Serviço:
Ciclo de palestras sobre Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson
Data: 12 e 13 de agosto de 2016
Horário: das 14h às 18h no primeiro dia; e das 9h às 17h no segundo.
Local: Auditório José Silveira Netto, localizado no Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFPA.
Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária