Projeto Roteiros Geo-Turísticos ganha prêmio nacional
O Projeto “Roteiros Geo-Turísticos – Conhecendo o Centro Histórico de Belém”, da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi um dos premiados da 29ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, que premiou oito ações de preservação do patrimônio e da memória da cultura brasileira espalhados pelo País. Os projetos foram selecionados pela Comissão Nacional de Avaliação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nos dias 27 e 28 de julho, em Brasília.
O projeto foi premiado na categoria II, que busca contemplar ações de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural que visam valorizar e promover iniciativas referenciais que demonstrem o compromisso e a responsabilidade compartilhada para com a preservação e oriundas do setor público, privado e das comunidades.
“Este prêmio é de fundamental importância. Primeiro, por conta do reconhecimento desses cinco anos do projeto; segundo, porque mostra a importância do Roteiros Geo-Turísticos como projeto de educação patrimonial para a cidade de Belém. Também é muito importante para a UFPA, pois demonstra que é possível termos projetos que integrem pesquisa, ensino e extensão”, comenta a professora Maria Goretti Tavares, organizadora do projeto.
A Comissão Nacional avaliou as 60 propostas finalistas de 22 Estados brasileiros e do Distrito Federal. Para a premiação, o Instituto prepara uma grande cerimônia para o dia 20 de outubro, no Teatro Castro Alves, em Salvador (BA). Além do reconhecimento, os vencedores receberão o prêmio de 30 mil reais.
O Projeto – O Roteiros Geo-Turísticos é um projeto vinculado à Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA. Funciona desde janeiro de 2011, por meio da promoção de roteiros que visam divulgar o patrimônio cultural, material e imaterial da cidade de Belém. Os percursos são feitos no centro histórico da cidade de Belém, onde os coordenadores falam da cidade, da sua geografia, da história, da arquitetura e da cultura em geral.
O projeto tem, atualmente, sete roteiros formatados. O mais antigo deles é o Roteiro da Cidade Velha, formatado desde janeiro de 2011; os outros roteiros são: Roteiro pela Belle Époque (2012), Roteiro pelo interior do Bairro da Campina (2012), Roteiro pelo Bairro do Reduto (2013), Pela Estrada de Nazaré (2014), e Roteiro Antonio Landi: a Belém do séc XVIII (2015). O projeto trabalha, atualmente, em seu oitavo roteiro, pelo Bairro Batista Campos e suas transformações espaciais, cuja implantação está prevista para o dia 3 de setembro.
O projeto conta com a participação de alunos de graduação, do ensino médio, da Pós-Graduação de Geografia, além de professores consultores nas áreas de Geografia, História, Museologia, Turismo e Arquitetura.
“Nesses cinco anos do projeto, tivemos em torno de cinco mil participantes. Seguramente, 95% são moradores da cidade de Belém, o que demonstra a importância desse projeto para esses moradores conhecerem sua cidade, seu patrimônio. Você só pode propor mudanças na sua cidade, se você, de fato, conhece e passa a amá-la”, completa a organizadora.
Roteiro especial - Este mês, o projeto terá um roteiro especial em parceria com o projeto Circular Cidade Velha Campina, em homenagem ao dia do patrimônio. A saída está marcada para o dia 21 de agosto, às 8h30, no Museu do Bonde.
Serviço:
Mais informações sobre o prêmio, acesse aqui.
Página do Projeto Roteiros Geo-Turísticos no Facebook, acesse aqui.
Texto: Lucas Costa – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo / Ascom-UFPA (Paulo Henrique Gadelha)
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária