Estudantes deixam a reitoria após seis dias de ocupação

Depois de uma assembléia realizada na noite de ontem, os estudantes que ocupavam o prédio da reitoria da Universidade Federal do Pará decidiram terminar o movimento. A decisão é resultado da negociação dos estudantes com o reitor Alex Fiúza de Mello, que atendeu 100% das reivindicações.  Cerca de 80% delas já estavam previstas no Plano da Administração Superior da UFPA. Leia abaixo alguns dos principais pontos acordados:

COMPROMISSOS ACORDADOS ENTRE O REITOR E O MOVIMENTO ESTUDANTIL
1. O Movimento Estudantil, no início do segundo semestre de 2007, submeterá ao CONSAD, para aprovação, proposta de regulamentação das atividades culturais nos espaços da UFPA, incluindo o “Vadião”. As atividades Culturais serão mantidas, até que sejam regulamentadas, sob condição de sua realização o controle de entrada mediante apresentação de carteira de estudante da UFPA, identificação correspondente ou de documento de cortesia do DCE, por apenas um portão de acesso ao Campus, a partir de vinte horas do dia em que for realizada a atividade cultural. A UFPA se comprometerá a deslocar seus vigilantes ao espaço referente, bem como garantir os vigilantes em todos os turnos e espaços da UFPA.
2. Abrir licitação pública, no início do segundo semestre de 2007, para recuperar a ponte de acesso de pedestres que liga os Campus Básico e o Campus Profissional, tendo como prazo para sua conclusão o primeiro trimestre de 2008.
3. Adquirir, entre o próximo semestre e março de 2008, bebedouros elétricos para cada bloco de salas de aula do Campus Profissional.
4. Abrir licitação pública para reformar a cantina do Campus Profissional e adequá-la para ser um ponto de distribuição de alimentação produzida no RU do campus básico, com prazo máximo de junho de 2008 para conclusão da obra e início de seu funcionamento.
5. Lotar, no período noturno, nas Unidades Acadêmicas da UFPA, os servidores técnico-administrativos a serem contratados no próximo concurso público, visando atender necessidades acadêmicas dos alunos.
6. Que o reitor convoque, até setembro de 2007, um debate sobre o REUNI, garantida as diferentes posições, para iniciar um amplo processo de discussão com a comunidade universitária, que culmine com um plebiscito oficial sobre adesão ou não ao programa devendo o resultado ser remetido ao CONSUN.
7. Garantir a revogação da Resolução nº 580/CONSEP, em vista da criação de uma nova que atenda as especificidades de cada curso. Até que se formule uma nova Resolução para o ensino da graduação, permanece válido o acordo firmado, no dia 29 de setembro de 2006, entre DERCA, PROEG, DCE e Reitoria.  (Vide o acordo firmado em www.dceufpa.uniblog.com.br).
8. Não abertura de processo administrativo disciplinar ou outra forma de punição aos alunos que participam da ocupação do prédio da Reitoria.
Todas as ações e providências serão efetivadas tendo por contrapartida, o respeito e o zelo, da parte do DCE, pelos eventos comemorativos dos 50 anos da UFPA, previstos na programação oficial, garantindo a integridade física dos espaços onde ocorrerão as atividades.
Garantido o atendimento da pauta em questão, será instalada uma mesa de negociação entre reitoria e movimento estudantil, que se reunirá mensalmente, para acompanhar e fiscalizar o cumprimento dos acordos estabelecidos, em função de circunstancias adversas que possam vir a ocorrer.
Belém, 20 de junho de 2007.
Alex Fiúza de Mello
Reitor da Universidade Federal do Pará