Cerimônia comemora aniversário do Campus da UFPA em Ananindeua
Em apenas três anos de implantação, a comunidade acadêmica do Campus Universitário de Ananindeua comemora o crescimento da Unidade da UFPA no município. Atualmente, são 580 vagas ofertadas, distribuídas entre sete cursos de graduação e um de pós-graduação. A expectativa agora é para a construção do novo prédio na Granja do Icuí-Guajará, antiga residência do governador, a qual vai abrigar definitivamente o campus da Universidade.
Para comemorar os avanços conquistados em pouco tempo, uma programação realizada nesta sexta-feira, dia 12, marcou os três anos de criação do Campus de Ananindeua. Após as boas-vindas da Coordenação e dos diretores das faculdades, a professora Edilza Fontes, coordenadora do campus, fez um breve histórico do processo de implantação da Unidade Acadêmica no município. “O Campus de Ananindeua está se consolidando como um campus que pesquisa, produz e quer ser referência nessa área metropolitana. Estamos com a perspectiva de novos cursos e aguardando o novo prédio”, disse.
O professor Emmanuel Tourinho, candidato eleito este ano, por meio da consulta acadêmica para o cargo de reitor da UFPA, destacou que, embora as dificuldades sejam grandes no País, sobretudo na Região Norte, é preciso reconhecer os avanços na educação superior. “Ainda não temos a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da educação como nós gostaríamos, mas é preciso reconhecer os avanços, e um campus que já tem curso de pós-graduação em apenas três anos é algo extraordinário”, afirmou.
Projeto de construção – Atualmente, o Campus de Ananindeua funciona em um dos prédios da Faculdade da Amazônia (Faam), localizada no Km7 da Rodovia BR-316. São ofertados os cursos de Graduação em Ciência e Tecnologia, Engenharia de Materiais, Física, Geografia, História, Química e Geoprocessamento.
No prédio de quatro pavimentos que será construído nos próximos anos, na Granja do Icuí, irão funcionar o setor administrativo, as salas de aula, o laboratórios, a biblioteca e o auditório com capacidade para 500 pessoas, além de um centro cultural. As obras estão em processo de licitação, com parte dos recursos garantida.
Programação – Mesas-redondas e palestras formaram a programação de aniversário do Campus de Ananindeua. As assistentes sociais Simone Silva e Antônia Cardoso, da Diretoria de Assistência e Integração Estudantil da UFPA, ministraram a palestra “Assistência Social” para os estudantes. Foram apresentados os Programas de Assistência Estudantil de que a Universidade dispõe para os alunos.
Os estudantes puderam conhecer ações como o Programa Permanência e suas modalidades, como os Auxílios Permanência e Moradia, o Programa Estudante Saudável, o Programa de Apoio Acadêmico (Proap), o Projeto Pró-Digital e o Projeto ProLÍNGUAS.
Durante a explanação, os estudantes puderam retirar dúvidas sobre os procedimentos necessários para participar dos programas e sobre a documentação exigida para as inscrições.
A assistente social Simone Silva afirmou que o Campus de Ananindeua conta com 14 alunos deferidos na última edição do Programa Permanência; com 18 alunos deferidos no último certame do Auxílio Intervalar. No Auxílio Emergencial, são 18 alunos deferidos; e no ProLÍNGUAS, foram 9 estudantes do campus deferidos. Os programas têm contribuído para que estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica mantenham-se em sala de aula e concluam o curso em tempo hábil.
Texto: Ericka Pinto e Ana Lúcia Oliveira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária