Educação pública em debate no Pará

Já estão abertas as inscrições para a “I Reunião do Protocolo (SEDUC) – Instituições de Ensino Superior (IES)”, que acontece no dia 28 de junho, em Belém. Os profissionais (educadores, pedagogos, coordenadores de cursos, entre outros), ligados à temática da educação, podem participar do evento, que deve nortear as ações de educação do Estado do Pará nos próximos cinco anos.
Durante a reunião, a SEDUC apresentará uma proposta para as atividades de educação no Estado. Em contrapartida, as universidades públicas – Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade Estadual do Pará (UEPA) -, juntamente com o Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (CEFET), devem fechar um plano de ações conjuntas, para a melhoria dos ensinos médio e superior no Pará.
As pautas de discussão - e deliberação - vão desde a necessidade de se investir em infra-estrutura física à importância de se reformular os enfoques pedagógicos das escolas estaduais. A qualificação contínua dos professores, processo conhecido como sistema de educação continuada, também é um ponto-chave para o encontro.
O evento acontecerá durante todo o dia 28, no Auditório do Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCNT), da UEPA e contará com a participação de representantes das instituições envolvidas, incluindo a Governadora do Estado, o Secretário de Educação e Reitores e Pró-Reitores das IES, assim como o de professores e outros profissionais envolvidos com a temática da educação.

Temas – As inscrições para a Reunião do Protocolo SEDUC-IES serão realizadas de acordo com o tema de interesse dos participantes. Os grupos de trabalho são: Humanização dos Espaços Escolares (construção, reforma, ampliação e adequação); Valorização dos Servidores da Educação (formação inicial e continuada; plano de cargos, carreira e remuneração; humanização e assistência no/do serviço público em educação); Ensino Profissionalizante; Plano Estadual de Educação; Escola de Portas Abertas; Ações para a Juventude; Movimento de Alfabetização: Mova –Pará e Reorientação Curricular da Educação Básica.

Protocolo – Assinado em 18 de dezembro de 2006, o Protocolo SEDUC-IES é um documento que formaliza a parceria entre a Secretaria de Educação do Estado, a UEPA, a UFPA, a UFRA e o CEFET-PA, para a formulação de propostas e a realização de atividades voltadas à melhoria da educação pública no Pará.
Entre os objetivos prioritários do Protocolo, estão:

- A troca de experiências entre professores vinculados ao Estado e às instituições de ensino superior;
- Ação conjunta das instituições envolvidas para a formação de professores, voltada às demandas atuais do ensino médio;

- A unificação dos procedimentos de acesso ao ensino superior, com base em competências e habilidades desenvolvidas no ensino médio da rede pública.

Para mais informações procure sua Instituição de Ensino ou a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC).

Publicado em: 22.06.2007 08:06