Seminário coloca em debate a Ciência da Informação e o Direito

A Universidade Federal do Pará participará do II Seminário Paraense de Documentação e Informação Jurídica, que tem como tema “Diálogos sobre Ciência da Informação e Direito: um olhar interdisciplinar sobre a importância da organização de ementas jurisprudenciais”. O evento será realizado na próxima sexta-feira, 26 de agosto, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, no horário das 8h às 13h.

De acordo com o coordenador do seminário, professor doutor Lucivaldo Barros, o principal objetivo é promover um diálogo entre Ciência da Informação com o Direito, para que o cidadão e a sociedade tenham acesso à informação jurídica no momento da pesquisa. O público-alvo do evento são profissionais que atuam na área da Ciência da Informação, como bibliotecários e arquivistas, profissionais da área do Direito, como advogados, professores, juízes, promotores, servidores públicos, entre outros.

Debates - Os assuntos abordados durante o seminário são a importância da organização da informação sobre decisões judiciais que formam a Jurisprudência do País e o impacto que a organização tem na pesquisa dessa informação jurisprudencial, especialmente aquelas disponíveis nas bases de dados on-line dos Tribunais.

O seminário inicia-se às 9h, com uma palestra inaugural de tema “Aspectos Metodológicos para a Elaboração de Ementas Jurisprudenciais”, ministrada pelo professor doutor José Augusto Guimarães, professor titular do Departamento de Ciência da Informação da Unesp (Marília - São Paulo). Às 10h, o painel temático “Ementismo Jurídico: quem vê ementa não vê precedente” será ministrado pelos professores doutores Sandoval Alves da Silva e Antônio Gomes Moreira Maués, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA.

Lançamento - Além disso, haverá o lançamento do livro Teoria e Prática da Pesquisa em Jurisprudência: da procura e uso da informação para sustentar teses e estudos jurídicos, de autoria do professor doutor Lucivaldo Barros, da Faculdade de Biblioteconomia (FABIB) da UFPA. A obra foi fruto de pesquisa no Programa de Pós-Doutoramento em Ciência da Informação na Universidade do Porto (Portugal), com quem a UFPA mantém Acordo de Cooperação, desde 2005.

O livro foi editado pela Editora Fórum – Conhecimento Jurídico e constitui um importante instrumento para pesquisa jurisprudencial, sendo de especial relevância para os operadores do Direito e profissionais da área da informação. O lançamento do livro é aberto e livre para qualquer interessado.

Inscrição - Já para participar do seminário, é necessário efetuar a inscrição no valor de R$ 30,00 para estudantes e R$ 60,00 para profissionais. O interessado deve preencher a ficha de inscrição no site e efetuar o pagamento por meio de depósito no Banco do Brasil (Agência 1882-1; Conta Corrente 133496-4; Beneficiário Lucivaldo V. Barros - CPF 156.661.582-87) ou na Caixa Econômica Federal (Agência 1314; Conta Corrente 00027112-6; Operação 001; Beneficiária Maria Célia S. da Silva - CPF 103.550.572-04). A inscrição só será confirmada após o envio do comprovante de depósito para o e-mail lucivaldobarros@gmail.com.

Ao final do seminário, serão realizados uma sessão de autógrafos e um coffee break.

Serviço:
II Seminário Paraense de Documentação e Informação Jurídica
Data: 26 de agosto
Horário: entre 8h e 13h
Local: Auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.
Inscrições aqui
Mais informações do evento pelo Facebook, pelo e-mail lucivaldobarros@gmail.com ou pelo fone (91) 989928698.

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Divulgação / Reprodução / Google