Nova fase de parceria UFPA/Seduc amplia ensino em Ciências, Matemática e educação ambiental
A Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) estão revitalizando laços. Na década de 1980, as duas instituições iniciaram um convênio de colaboração recíproca, que, desde 2015, vem sendo fortalecido. O projeto atual foi redimensionado em alguns aspectos, mas guarda a essência da parceria ao longo dos anos: a melhoria do ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental no Estado do Pará.
Programação - O convênio prevê várias ações formativas e de integração entre as demandas da Seduc, mediadas por seu Centro de Formação (Cefor), e as atividades de pesquisa e ensino desenvolvidas pelo Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA ou podem vir a ser elaboradas para esse fim.
“Temos conhecimento produzido de alta relevância para a Educação Básica e pode e deve alcançar, com maior ênfase, o universo escolar, seja por meio de cursos, de eventos, de assessoria, de projetos de pesquisas ou de extensão, enfim, por muitos canais possíveis”, declara a professora doutora Isabel Lucena, diretora geral do IEMCI.
Importância - Entre os aspectos do convênio, destaca-se a função de estreitar a relação entre a realidade do ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental no Pará, com o conhecimento acadêmico produzido nesse campo de conhecimento, além de promover a participação efetiva da Universidade na formação continuada de professores vinculados à Seduc, levando em consideração as experiências e realidades do ensino presente nos espaços escolares.
“Por meio desse convênio, por exemplo, é possível fortalecer o papel da UFPA, via produção e socialização do conhecimento, na Educação Matemática e Científica de nossa região, e também ampliar os espaços de pesquisa e, concomitantemente, as ações de extensão dentro da relação Formação Docente e Educação Básica, além de fomentar melhoria das aprendizagens e do ensino que é pertinente à Universidade como formadora de professores que atuarão na docência, tanto em nível de graduação quanto em pós-graduação”, ressalta.
Histórico - No início, a parceria entre as instituições tinha metas relacionadas à extensão do Clube de Ciências nos interiores do Pará, objetivo que se realizou com sucesso. “Por exemplo, o Clube de Ciências de Abaetetuba, vinculado à Seduc, que tem se destacado pelo reconhecimento em níveis nacional e internacional em eventos de Iniciação Científica, intercâmbio e premiações do gênero, surgiu da parceria Clube de Ciências UFPA e Seduc” afirma.
Porém os contextos foram mudando e o convênio que estava em vigência foi se enfraquecendo, mas não se extinguiu. “Pode-se dizer que a nova fase desse projeto teve início em 2015, com a aproximação do IEMCI ao Cefor e com a realização de planejamento de atividades, definição de plano de trabalho, conhecimento de equipes e de demandas para a realização de atividades de interesse mútuo comprometidas com a Educação em Ciências, Matemática e Ambiental” conclui.
Texto: Edielson Shinohara - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Foto: Alexandre Moraes
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