A solenidade foi marcada por discursos de apoio e reconhecimento do papel da Universidade para o desenvolvimento da região

No final da manhã de hoje (25), a Câmara Municipal de Belém realizou uma Sessão Especial em Homenagem ao aniversário de 50 anos da Universidade Federal do Pará (UFPA). Durante a solenidade, o reitor Alex Fiúza de Mello recebeu da Casa a Medalha Brasão d’ Armas de Belém.
   “Dentro de uma situação de Estado Democrático, os parlamentos representam a vontade popular. Receber este título, que é o maior no que se refere à Câmara Municipal de Belém, é muito importante para a UFPA, na medida em que é um reconhecimento público e marca a sua história”, afirmou Alex Fiúza, que ressaltou também os desafios de se gerenciar a instituição, inserida em um Estado com dimensões continentais, e os avanços obtidos até o momento.
   Entre os motivos de comemoração, estão os 10 campi da Universidade no interior, os 36,6 mil alunos de graduação matriculados, os 1,7 mil professores, em sua maioria mestres e doutores, os 302 cursos de graduação ofertados anualmente pelo processo seletivo, os 37 cursos de mestrado e os 16 de doutorado, que, a cada ano, passarão a formar cerca de dois mil mestres e 500 doutores.
   Além do reitor, oito autoridades compuseram a mesa da solenidade: os vereadores Zeca Pirão, presidente da Sessão, e Alfredo Costa, autor do requerimento; a desembargadora Maria do Carmo de Araújo e Silva, representante do Tribunal de Justiça do Estado; Mônica Gueiros, representante da Prefeitura de Belém; Alberto Damasceno, Secretário Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social; os reitores do Centro Universitário do Pará (CESUPA) e Faculdade Ideal (FACI), João Paulo Mendes e João Messias; e Regina Feio, vice-reitora da UFPA.
   Estiveram presentes no evento representantes de instituições como a Fundação Santa Casa de Misericórdia e diretores de escolas municipais e estaduais de ensino, assim como os pró-reitores, o prefeito do campus do Guamá e outros funcionários da UFPA.
   Os vereadores Marinor Brito, Daniel Pegado, Paulo Fontelles, Marquinho do PT e Amaro Klautau lembraram a importância histórica da Universidade e o papel da instituição na formação dos tomadores de decisão do Pará, bem como nos processos sociais, econômicos e culturais da região. A produção do conhecimento para o desenvolvimento regional, com a defesa da soberania nacional e a promoção de uma realidade socialmente mais justa, também foram pontos destacados pelos políticos em seus discursos.
   Ao encerrar a Sessão, Alfredo Costa destacou que a homenagem foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores. “A UFPA tem papel decisivo, importante e fundamental para garantir que a Amazônia continue sendo a maior floresta tropical do mundo, com a maior biodiversidade e o maior reservatório de água doce do planeta e para que o desenvolvimento da região aconteça de maneira sustentável, com inclusão social”, declarou.

Texto: Brenda Taketa/ Foto: Mari Chiba (Assessoria de Comunicação Institucional)

Publicado em: 25.06.2007 17:53