Roteiro Geo-Turístico lança novo percurso em Batista Campos
Visando conhecer melhor o bairro Batista Campos, no centro de Belém, e entender as transformações socioespaciais que aconteceram na área, o Grupo de pesquisa em Geografia do Turismo (GGeotur), da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará, promove mais uma edição do Projeto de Extensão Roteiro Geo-Turístico. Essa edição do premiado evento ocorre neste sábado, 1º de outubro, tendo como ponto de partida os Jardins do Horto Municipal.
O objetivo dessa edição é compreender as transformações que o bairro Batista Campos sofreu ao longo dos anos, explicando sua importância para o patrimônio cultural material e imaterial da cidade de Belém. Além disso, o projeto nunca deixa de atender o seu princípio, que é a prática de ações voltadas para o turismo histórico, cultural e patrimonial, além de promover as caminhadas a pé gratuitas no Centro Histórico de Belém, em que são abordados o patrimônio material e imaterial, cultura e ambiental da cidade.
Para a professora Goretti Tavares, coordenadora do Roteiro Geo-Turístico, o evento deste sábado é muito importante para o projeto, pois revela uma continuidade da realização dos roteiros pelo centro histórico e entornos. “O bairro Batista Campos encontra-se no entorno do Centro Histórico, com dinâmicas importantes para entender a expansão geográfica da cidade a partir do final do século XIX”, afirma a professora.
Percurso e inscrições - Nesta edição, a programação do Roteiro passará pelos seguintes locais: Horto Municipal, Feira de Batista Campos, Cemitério da Soledade, Praça Batista Campos, travessa Padre Eutiquio, Praça ferro de Engomar e Praça e Igreja da Trindade. O percurso não será interrompido em casos de chuva, portanto recomenda-se que os participantes levem um guarda-chuva.
Para participar, os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail roteirosgeoturisticos@gmail.com. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento.
O projeto - O Projeto de Extensão Roteiro Geo-Turístico foi criado em 2011, com a proposta de mostrar a geografia e a história de Belém sob outro ponto de vista. Desde sua criação, o projeto propõe-se a organizar eventos, periodicamente, visando abranger o maior número possível de pessoas interessadas em conhecer e valorizar um pouco mais o patrimônio histórico da capital paraense.
Atualmente, o projeto já conta com 8 roteiros em Belém. Também já ocorreu, em anos anteriores, a experiência do projeto nas cidades de Altamira, Marabá, Vigia, Ponta de Pedras e Cametá, além de uma edição no distrito de Icoaraci.
Serviço:
Roteiro Geo-Turístico – “O Bairro de Batista Campos e suas transformações socioespaciais”
Data: 1º de outubro de 2016 (sábado)
Horário: 8h30.
Saída: jardins do Horto Municipal
Para se inscrever, basta preencher o formulário online.
Informações: roteirosgeoturisticos@gmail.com.
Texto: Ascom / IFCH
foto: Reprodução / Google
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária