Obras de arte encantam visitantes no Campus da UFPA
Teia de aranha gigante, pedras flutuantes, uma mulher de arame, outra acorrentada e uma gaiola com pássaro prateado? Instalações produzidas pelos alunos do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (UFPA) surpreendem quem circula pelo Campus. As formas e cores de mais de 20 obras individuais e coletivas fazem parte da exposição “Experimentações Tridimensionais”, localizada no Ateliê de Artes da Instituição e no seu entorno até está terça-feira, 4 de outubro.
Joyce Viggiano é aluna do último semestre do curso e trouxe o filho, Ícaro, de 7 anos, para conhecer a exposição. “Acho importante o fato de ocupar o espaço por onde as pessoas circulam. Eu trouxe o meu filho porque sei que ele gosta e especialmente desse aspecto da arte, que pode ser lúdica e interativa. Então, ele está fazendo e acontecendo na exposição”, comenta a estudante. Enquanto isso, o pequeno Ícaro aproveitava para descobrir do que são feitos os objetos surpreendentes.
Obras mostram mulher e violência sexual - A exposição termina nesta terça-feira, 4 de outubro, devido ao fim do semestre letivo. “Estamos avaliando a possibilidade de prorrogação, mas depende da agenda do Espaço e da disponibilidade dos alunos, já que estaremos no período entre semestres. Além das obras que estão aqui neste momento, também apresentamos ao longo dos últimos dias encenações, vídeos e outros tipos de intervenções”, revela Ubiraélcio Malheiros, idealizador do trabalho e professor da disciplina Laboratório de Experimentação Tridimensional.
Um dos projetos mostra uma boneca de pano em volta a “falas” de crianças vítimas de abuso sexual. Outro destaca as técnicas de tecelagem indígena. Há trabalhos ainda que produziram “cartografias” em espécies de mapas da cidades, moldados a partir do papel e de outros materiais. Muitos parecem se referir aos diversos debates sobre a questão da mulher, presentes atualmente, como a sexualidade, estética, valorização e diversas formas de abusos.
Tridimensionalidade unificam instalações - Em comum as obras reúnem o aspecto da tridimensionalidade. "O desenho, a partir do gesto intuitivo, representado no plano bidimensional ganhou volume e construiu espaços delimitados pela observação e análise da forma pura. Contrastes de técnica, material, cor e textura alcançam significados que, muitas vezes, são nada, exceto aquilo que se vê; outras vezes, narrativas individuais ou em grupo que estão além das aparências, em todos os casos, revelam uma representação que não se esgota na tradicional categoria de escultura”, explica Ubiraélcio Malheiros.
De acordo com ele, essas tridimensionalidades são abstrações e figurações que esboçam ideias de moda, de crítica e de valores colocados em prática nesses resultados. Pode ser observada em objetos, instalações e performances que se prolongam no espaço da natureza, da arquitetura e do próprio corpo do homem como agente transformador da paisagem e da forma/conteúdo resultante de todo o processo criativo dessas experimentações.
• Serviço
Exposição “Experimentações Tridimensionais”
Data: até o dia 4 de outubro
Local: Atelier de Artes da UFPA e entorno.
Confira aqui algumas fotos da exposição.
• Leia também:
- Aberta para visitação a exposição “Experimentações Tridimensionais”
Texto: Glauce Monteiro e Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Glauce Monteiro
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária