Faculdade de Biblioteconomia realiza 1ª Feira Socioambiental
Nesta terça-feira, 4 de outubro, ocorre a “1ª Feira Socioambiental da Faculdade de Biblioteconomia” como parte das comemorações do Dia da Natureza. O evento será realizado no Bambuzal, ao lado da Faculdade de Biblioteconomia e da Biblioteca Central da UFPA, tem início marcado para 8h e vai até às 13h. A feira, coordenada pelo professor Lucivaldo Barros, da Faculdade de Biblioteconomia, é parte integrante da disciplina “Informação Ambiental”.
A feira será composta por 10 barraquinhas, quando os discentes apresentarão os resultados de projetos idealizados por eles na disciplina, com o intuito de destacar a importância da informação para a consciência ambiental em todas as suas dimensões (ecológica, ética, territorial, institucional, econômica, cultural, política etc.).
Entre os trabalhos a serem apresentados na feira, está o “Projeto Ecocharrete”, que sugere uma alternativa de transporte sustentável na UFPA, para contribuir para a melhoria do meio ambiente, dentro e fora do campus, por meio da interação socioambiental. Um pequeno resumo de cada um dos projetos pode ser encontrado aqui. “O objetivo dessa feira é divulgar um discurso de conscientização sobre o meio ambiente, principalmente, porque estamos na Região Amazônica”, comenta o professor Lucivaldo Barros.
Preocupação com o meio ambiente - A disciplina “Informação Ambiental” foi incorporada ao Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia da UFPA em 2009, com objetivo de fornecer aos discentes subsídios teóricos e práticos capazes de identificar a especialização da Biblioteconomia. Segundo o professor da disciplina, professor Lucivaldo Barros, ela tem ênfase na informação ambiental, identificando unidades de informação nesse campo, como forma de demonstrar a evolução da informação ambiental e a importância do seu tratamento técnico, assim como seu relevante papel na educação ambiental, sobretudo na Região Amazônica.
Ações anteriores - O professor explica que várias dinâmicas são utilizadas na disciplina, que busca utilizar os espaços ambientais da UFPA como ‘lócus’ de experimentação pedagógica. No período letivo passado, com a dinâmica intitulada “Cadeia Ecológica”, o professor Lucivaldo Barros realizou uma aula na Capela Ecumênica, no Campus Básico da UFPA, quando os discentes utilizaram o local como sala de aula.
Serviço:
1ª Feira Socioambiental da Faculdade de Biblioteconomia
Data: 4 de outubro de 2016, terça-feira
Hora: das 8h às 13h
Local: Bambuzal, próximo à Biblioteca Central, Campus Básico, UFPA – Guamá.
Texto: Lucas Costa – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária