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Universidade realiza encontro de Letramento Digital

O I Encontro de Letramento Digital na Formação Inicial Docente colocou em debate os desafios das Novas Tecnologias na formação inicial docente. O evento ocorreu, nesta segunda-feira, 3, no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará.

Segundo a professora doutora Isabel Cristina Rodrigues, uma das organizadoras do evento, o objetivo principal do encontro foi criar um ambiente favorável para o diálogo entre os docentes de escolas públicas e particulares, formadores, graduandos e pesquisadores, em prol do trabalho a partir das Novas Tecnologias e dos aspectos lúdico, semiótico, intertextual e ético que elas abordam.

“A importância do evento para a comunidade acadêmica foi, principalmente, o incentivo à discussão da temática das Novas Tecnologias, envolvendo diferentes sujeitos que se fazem presentes no processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais e da formação inicial docente”, explica a professora. O público presente no evento foram graduandos de Pedagogia, Letras e Licenciatura Integrada, pós-graduandos das instituições públicas e particulares e docentes da Educação Básica.

Programação - O I Encontro de Letramento Digital foi composto por duas mesas de debate pela parte da manhã. A primeira foi  “O Uso Pedagógico de Tecnologias Digitais na Escola”, com participação das pesquisadoras Talita Almeida (IEMCI/UFPA), Josiane Reis (SEDUC/PPGDOC) e Giselle Bezerra (SEDUC/NTE), que trataram das potencialidades da Novas Tecnologias na área da Educação.

 A segunda mesa teve o tema “Novas Tecnologias e as interfaces com a linguagem: questões de ensino-aprendizagem”, com os mestrandos Tiago Sousa (PPGL/UFPA) e Glauce Antunes (PROFLETRAS/UFPA) e a formadora Vera Travassos, que apresentaram suas experiências nos anos iniciais e nos anos finais do Ensino Fundamental.

Pela parte da tarde, foi realizado um relato de experiências com o tema “Novas Tecnologia e Ensino”, com coordenação da professora doutora Isabel Rodrigues. Nesse momento, duas equipes de estudantes de graduação apresentaram trabalhos realizados com crianças do Ensino Fundamental, explicando os objetivos do trabalho, pressupostos, etapas de produção, leituras utilizadas, entre outros.

Os temas dos trabalhos apresentados foram “Os benefícios do açaí para o corpo humano” e “Hábitos Saudáveis”. Após a exposição, as professoras Giselle Bezerra, Ana Célia, Talita Almeida e Glauce Antunes fizeram algumas considerações sobre os trabalhos e abriram um espaço para perguntas do público.

Por fim, entre 18h e 21h30, foram realizadas quatro oficinas, sendo estas: "Metodologias de ensino da leitura empregando tecnologias da informação e comunicação nos anos iniciais do Ensino Fundamental"; "Do Sítio à Terra do Nunca - Multissemiose e intertextualidade em Monteiro Lobato"; "As contribuições das ferramentas tecnológicas MovieMaker, AhQ e Publisher para o processo de ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais"; e "O Uso da Fotografia no Ensino dos Anos Iniciais".

Ainda de acordo com a professora Isabel Rodrigues, o evento teve uma boa recepção por parte dos alunos e correspondeu às expectativas da organização. “Conseguimos trazer alunos de graduação, professores de educação básica e também formadores da UFPA e de programas e projetos federais. Isso foi interessante porque, durante os debates, os alunos da graduação puderam interagir com pessoas de outros espaços”, destacou.

Relevância - Para ela, a importância é criar espaços e fóruns de discussão a respeito das novas tecnologias e de como elas podem contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos. Já para a professora Talita Almeida, o maior objetivo do encontro foi discutir sobre o conhecimento tecnológico, pois, segundo ela, se tornou um dos saberes docentes.

“Hoje, nós podemos alcançar coisas em sala de aula impensáveis há algum tempo. A tecnologia é um conhecimento fundamental para o professor, que deve ser usado. Algumas dessas tecnologias são a internet e os softwares educativos ou pensados para trabalhar com a educação. Nós precisamos conhecer esse universo e, a partir dele, escolher a melhor tecnologia para passar um conteúdo”, disse.

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

Publicado em: 04.10.2016 17:53