TCC defendido na UFPA recebe menção honrosa em prêmio nacional
A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPjor) divulgou o resultado das categorias do Prêmio Adelmo Genro Filho (PAGF) 2016. A jornalista Mayra Leal, formada pela UFPA em 2015, recebeu Menção Honrosa em reconhecimento à qualidade do trabalho submetido na categoria Trabalho de Conclusão de Curso/Iniciação Científica (TCC/IC). A cerimônia de premiação será realizada no dia 9 de novembro na cidade de Palhoça, estado de Santa Catarina.
Trabalho - Egressa do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, da UFPA, Mayra Leal submeteu à premiação do TCC, orientado pela professora doutora Elaide Martins da Cunha, intitulado “As fronteiras entre Ativismo Midiático e Jornalismo: os valores-notícia e as práticas produtivas nas narrativas da Mídia Ninja”. O trabalho concorreu com quase trinta obras em nível nacional, de diversas Instituições de Ensino Superior (IES).
“Meu trabalho começou a ser pensado no início de 2014. Ainda sobre o impacto das jornadas de junho de 2013 e da inquietação que o trabalho da Mídia Ninja havia despertado na época. Surgiu na tentativa de compreender o que eram movimentos como esse e sua relevância para o cenário atual da comunicação”, conta a jornalista Mayra Leal.
Análises - O TCC aborda uma análise do trabalho realizado pela Mídia Ninja, baseado nos conceitos de ativismo midiático e na percepção do jornalismo, a partir da teoria do newsmaking e dos conceitos de jornalismo móvel e digital.
“Além de entrevista com a Mídia Ninja, da observação de suas narrativas e práticas produtivas, analisei publicações da fanpage do grupo a partir dos valores-notícia. Acredito que talvez essa seja a maior contribuição do meu trabalho, estudar a Mídia Ninja sobre uma ótica ainda não analisada, que são os valores-notícia”, conta.
Importância - O PAGF é um dos prêmios mais importantes de reconhecimento das pesquisas científicas no campo do jornalismo. Para a orientadora do trabalho, receber a menção honrosa revela a seriedade e compromisso que a Universidade dedica às suas atividades, além de posicionar a UFPA entre as melhores IES da região.
“Esse prêmio é de uma importância significativa, não só para a UFPA e para a Faculdade de Comunicação (Facom), mas para todos os pesquisadores de Jornalismo da região norte, pois atesta a qualidade dos trabalhos e pesquisas científicas que produzimos na região, dando-nos muita alegria e honra”, declara a professora doutora Elaide Martins da Cunha.
História - Criado em 2004 pela SBPjor, o PAGF destina-se a reconhecer a qualidade do trabalho acadêmico realizado nas universidades ou nos centros e institutos de pesquisa, valorizando a atuação individual dos pesquisadores. Sua finalidade é identificar, anualmente, quais os pesquisadores que apresentaram contribuições relevantes para o campo da pesquisa em jornalismo, de modo a construir e consolidar a identidade deste campo científico.
Texto - Edielson Shinohara - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Arte: Reprodução / Google
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária