Pecúlio Universitário aguarda servidores que estão em débito até o 31 de julho

A diretoria da Associação dos Servidores da Universidade Federal do Pará para Fins de Pecúlio (ASUFPAP) aguarda, até o dia 31de julho deste ano, o comparecimento daqueles que estão em débito com o pecúlio da universidade para quitar ou negociar o mesmo.
   O Pecúlio Universitário foi criado em 1964 para que, por meio de uma contribuição mensal de 1% do salário, os funcionários adimplentes recebam a Ajuda Financeira por Aposentadoria (AFA), equivalente a 10% do pecúlio - que atualmente é de R$ 2.086,00 - e deixar, após a morte, um seguro para o(s) beneficiário(s) indicado (s) pelo funcionário titular do pecúlio.
   A Associação foi criada para substituir o Pecúlio Universitário. Para quem não se lembra, o  primeiro passo que ASUFPAP deu foi solicitar junto à Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão o desconto de 1% no SIAPE, referente à contribuição mensal. Toda a documentação requisitada já foi encaminhada e a ASUFPAP aguarda retorno daquele Órgão.
   Desde 1995, quando a folha de pagamento entrou no sistema SIAPE a contribuição mensal não vem sendo descontada diretamente no contra-cheque dos servidores.  O pagamento da taxa passou a ser efetuado diretamente na Caixa Econômica Federal,  posto da UFPA. Mas muitos deixaram de realizar sua contribuição, estando em débito com o pecúlio.
   O pecúlio universitário possui 3. 247 funcionários cadastrados. Desses, 2 322 estão inadimplentes. Quem não procurar a ASUFPAP até o dia 31 do próximo mês para negociar o débito será automaticamente excluído do Pecúlio. Aqueles que já estiverem quites  ou já realizaram uma negociação também devem procurar a ASUFPAP a partir da próxima semana, para assinar o termo de Adesão para que seja descontada a contribuição mensal no SIAPE e receber o novo Certificado do Pecúlio que substituirá o Título atual.

Mais informações: 3201 7838
Publicado em: 27.06.2007 14:29