Estudantes paraenses participam do Enem 2016 neste fim de semana

Ao todo, 436.893 estudantes paraenses participam das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana. O Enem é a única etapa dos vestibulares de todas as universidades públicas do Pará e os candidatos que faltarem à prova ficarão de fora da disputa por, pelo menos, sete mil vagas já anunciadas e outras que ainda serão divulgadas para 2017. No último vestibular, foram 11 mil vagas ofertadas no Pará usando o Enem no processo seletivo.

Atenção com o horário de verão - As provas do Enem 2016 ocorrem nos dias 5 e 6 de novembro, em 74 municípios paraenses. Com o horário de verão em vigor, é preciso considerar o fuso horário nos diferentes municípios e avaliá-los em relação ao horário de Brasília. Em Belém, por exemplo, os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h, enquanto o início dos testes está marcado para as 12h30 na capital paraense.

No dia 5 de novembro, sábado, os candidatos terão quatro horas e meia para fazer as provas com 45 questões de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e outras 45 de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia).

Já no domingo, dia 6, serão cinco horas e meia de prova e os estudantes deverão responder a 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e a outras 45 de Matemática, além da produção de uma redação.

Segundo o Edital do Enem 2016, os gabaritos das provas serão publicados até o dia 9 de novembro, três dias úteis após o fim do Exame. Em todo o país, 8.627.284 candidatos estão inscritos para participar dos testes.

Atenção para as regras e os prazos – Os candidatos que participam do Exame devem chegar com, pelo menos, uma hora de antecedência ao local de prova, preferencialmente, com o cartão do participante e um documento oficial de identificação. Também é importante lembrar que apenas canetas de cor preta podem ser usadas para responder ao Exame. Ocasionalmente, os candidatos poderão passar por procedimentos de identificação biométrica e revista eletrônica.

Ocupações - Além dos alunos que farão as provas neste fim de semana, outros 4.088 estudantes paraenses e 191.494 em todo o país participarão da avaliação do Enem 2016 nos dias 3 e 4 de dezembro. O adiamento da prova para esses candidatos ocorreu em razão das ocupações dos locais em que fariam as provas por estudantes e movimentos sociais em protesto contra a PEC 241 (ou PEC 55), que limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos e contra a Medida Provisória 746/2016, que promove alterações na estrutura do ensino médio.

Universidades paraenses – Todas as universidades públicas do Pará utilizam o Enem em seus processos de seleção para cursos de graduação. Juntas, elas ofertaram, no ano passado, 11.367 vagas em 289 cursos de graduação distribuídos em 43 municípios paraenses e receberam 249.742 inscrições. Este ano, já são, pelo menos, 7 mil vagas em dezenas de cursos distribuídos em, pelo menos, 20 municípios e várias outras ainda serão anunciadas até o final do ano.

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) adota, desde o ano passado, o Enem como fase única de seleção para o Processo Seletivo 2017 (Prosel), mas ainda oferta metade de suas vagas pelo Programa de Ingresso Seriado (Prise), o qual conta com prova específica. Juntos, os dois concursos disponibilizam, para 2017, 3.702 vagas em mais de 80 cursos sediados em 15 cidades, sendo que metade delas é acessível pelo Enem (1.851).

Na Universidade Federal do Pará (UFPA), foram ofertadas, apenas pelo Processo Seletivo 2017 (PS 2017), 7.404 vagas em 179 cursos distribuídos em 20 cidades do Pará, sendo que 6.088 vagas serão preenchidas pelo próprio PS e outras 1.316 serão disponibilizadas, posteriormente, por meio do SiSU.

Na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), serão ofertadas, este ano, mais de 1,5 mil vagas em dezenas de cursos distribuídos nos campi sediados no Pará. Os números finais ainda estão sendo definidos pela Instituição, mas o Enem é a única fase da seleção para ingresso na Ufra há três anos; e o Sistema Unificado de Seleção (SiSU), a única forma de ingresso.

As mais jovens universidades paraenses também utilizam o Enem para ingresso nos cursos de graduação. Na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o edital do vestibular para ingresso em 2017 ainda não foi publicado, mas ofertará vagas em seis municípios da região, na seleção própria, que também utiliza as notas do Enem.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), sediada em Marabá, disponibilizará suas vagas para cursos distribuídos em cinco cidades na região, por meio do SiSU, usando as notas do Enem como critério de avaliação. O exato número de vagas e de cursos ofertados pela instituição para o próximo ano ainda está sendo definido.

• Serviço:
Provas do Enem 2016
Dias 5 e 6 de novembro
Informações e dúvidas pelo 0800-616161 ou no site: enem.inep.gov.br.
Saiba mais sobre os vestibulares da UepaUnifesspaUfopaUFPA e UFRA.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: MKT-Ascom