Toma posse a nova coordenação do Campus de Ananindeua

O professor Francivaldo Alves Nunes tomou posse nesta sexta-feira, dia 4, do cargo de coordenador do Campus da Universidade Federal do Pará em Ananindeua. Ele substitui a professora Edilza Fontes, que permaneceu na gestão por um período de três anos. Ao seu lado, como vice-coordenador, assume o professor Alisson Clay Rios da Silva, para o quadriênio 2016-2020. A solenidade de transmissão do cargo ocorreu no auditório da Faculdade da Amazônia (FAAM), no qual, atualmente, funcionam as atividades do Campus da UFPA no município e foi presidida pelo reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho. Entre os participantes, estavam presentes o ministro de Estado de Integração Nacional, Elder Barbalho; o ex-reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy; representantes da Administração Superior da Universidade e das Unidades Acadêmicas; docentes, técnicos-administrativos e alunos da Instituição.

Após a assinatura dos termos de posse da Coordenação do Campus de Ananindeua, a professora Edilza Fontes abriu a programação com um balanço dos três anos de sua administração e apresentou os projetos arquitetônicos e de urbanismo para a nova sede do campus, que será instalada na Granja do Icuí, antiga residência do governador.

Entre os desafios que a nova gestão assume a partir de agora, está o da construção do novo prédio que receberá, definitivamente, as atividades acadêmicas. Para a implementação das obras, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, disse que o próximo passo será negociar com o Ministério da Educação (MEC) a liberação dos recursos que são devidos ainda da época da pactuação do projeto do campus.

"Nós temos um grande desafio de continuar expandindo esta oferta de cursos e a qualidade das atividades desenvolvidas aqui, em Ananindeua, porém, com uma prioridade para a estrutura física do campus", enfatizou o reitor.

O ministro de Estado de Integração Nacional, Elder Barbalho, também manifestou, durante a cerimônia, o compromisso de agilizar a liberação de recursos para a construção do Campus de Ananindeua. "Nós vamos trabalhar em Brasília, com o ministro da Educação, para que esses recursos sejam liberados no menor tempo possível", garantiu.

Planos de gestão - O novo coordenador, professor Francivaldo Nunes, falou dos avanços conquistados em pouco tempo de implantação do campus, como a oferta de cursos de graduação e pós-graduação e a contratação de docentes e técnicos.

Além dos esforços direcionados à construção dos prédios que vão abrigar salas de aula, biblioteca e auditório da Unidade Acadêmica, os planos da nova gestão envolvem a expansão de programas de inclusão social. "Queremos consolidar esses programas no campus, permitindo que alunos carentes possam não somente ingressar na Universidade, mas também permanecer estudando na Instituição. Esse é um dos nossos objetivos".

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes