Novos coordenadores assumem a gestão do Campus da UFPA em Salinópolis

Os novos coordenadores do Campus de Salinópolis, da Universidade Federal do Pará, foram nomeados nesta quinta-feira, 3 de novembro, em cerimônia de posse que contou com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; além do vice-reitor da UFPA, o professor Gilmar Pereira da Silva, do pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Edmar Tavares da Costa, e do prefeito de Salinópolis, Paulo Henrique da Silva Gomes.

A nova gestão do campus terá à frente o professor Adilson Oliveira do Espírito Santo como coordenador e a professora Midori Makino como vice-coordenadora. A cerimônia também contou com a participação de docentes e técnicos-administrativos do campus da UFPA, em Salinópolis; representantes dos campi de Tucuruí, de Capanema e de Castanhal; do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS), do Campus Universitário de Bragança; e do Grupo de Estudos em Modelagem Matemática, vinculado ao Instituto de Educação Matemática e Científica (GEMM/IEMCI).

Legado – O Campus da UFPA em Salinópolis conta, hoje, com 23 técnicos-administrativos, dos quais, nove são de nível superior e 14 são de nível médio. Entre estes últimos, cinco são técnicos de laboratório e nove são assistentes administrativos. Para o professor José Geraldo Alves, que esteve na Coordenação do campus desde a sua implantação, em 2015, a cerimônia foi um momento de agradecimentos: “Agradeço a todos que decidiram vir para Salinópolis e, aqui, fazer o seu projeto de vida”, afirmou o ex-coordenador.

Perspectivas – A ideia da nova gestão é consolidar o campus com a oferta e a expansão dos cursos de graduação, bem como com a ampliação da infraestrutura, “Trago para o Campus da UFPA em Salinópolis a experiência na pesquisa e na administração, já que participei da criação do IEMCI”, declarou o professor Adilson do Espírito Santo. “Nossa meta é que, no futuro, seja criada uma universidade federal em Salinópolis.”

Multicampi – O vice-reitor destacou o apoio dos municípios para o avanço da UFPA no interior paraense. “A cidade que abriga um campus universitário é uma cidade diferente. A juventude e os valores são outros, pois as perspectivas são para a melhoria da própria vida e da família, mas também da sociedade”, disse. “Depois que a universidade entra no município, não sai mais.”

Parcerias – O reitor Emmanuel Tourinho afirmou que “O momento é de renovar as parcerias e de expandir o espaço para os novos cursos que virão”. O reitor citou também o interesse em dialogar com as lideranças municipais para expandir a pesquisa, a pós-graduação e intercambiar atividades artístico-culturais. “Queremos formar profissionais que sejam capazes de assumir posições de liderança na sociedade, entendendo a ciência como fator de transformação social, e a importância da inclusão para superar as desigualdades. Um trabalho assim só se faz de maneira coletiva, isto é, em interação com vários setores da sociedade.”

Texto: Ascom – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes