Projeto SET sobre software livre encerra atividades na Universidade

Uma cerimônia solene, realizada na sexta-feira, 4, marcou o encerramento do Projeto SET, que existiu durante 14 anos no Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC/UFPA). O evento projeto foi realizado no auditório do CTIC.

A cerimônia contou com a participação de membros do grupo que permaneceram no projeto ao longo dos 14 anos, a exemplo de Raimundo Viegas e Sandra Rocha, coordenadores; Theo Flexa Pires, presidente da Prodepa; e Marco Aurélio Capela, diretor do CTIC. Os participantes fizeram relatos de sua experiência no projeto e a importância dele para a Universidade e a comunidade acadêmica. Durante os 14 anos de existência, cerca de 55 alunos da UFPA fizeram parte do projeto.

O Projeto SET foi criado em 2002 quando dois professores do Centro Tecnológico e um estudante de mestrado na área de Computação Aplicada formaram um grupo para discutir e disseminar a filosofia do Software Livre na UFPA. O projeto, objetivando reduzir custos de montagem e manutenção de laboratórios de informática, desenvolveu uma solução de baixo custo para implantação e administração de uma rede de computadores, utilizando ferramentas abertas baseadas em sistema operacional GNU/Linux.

A partir dessa proposta, foram implantados laboratórios padrão SET nas unidades da UFPA, nos campi do Interior e nos institutos do campus de Belém. A solução tornou-se estável, ganhou prêmios e parcerias com o Exército Brasileiro e com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Essas parcerias foram criadas para fomentar soluções pedagógicas visando ao crescimento e ao aperfeiçoamento das elaborações em âmbito acadêmico para a comunidade. O projeto auxiliou, também, no suporte à inclusão e à democratização do meio digital no âmbito amazônico.

Um dos produtos desenvolvidos pelo Projeto SET foi o “Boto Linux UFPA”, que visa atender toda a comunidade acadêmica da UFPA, além de oferecer suporte para as necessidades de cada integrante da Universidade. Por isso foram pensadas ferramentas de fácil acesso e com uma customização que represente a identidade da UFPA e auxilie no desenvolvimento educacional e tecnológico da Instituição. Essa versão está em desenvolvimento e será lançada até o final do ano.

Relatos – Edemir Matos, um dos bolsistas do grupo, disse que, com o SET, pôde conhecer uma fração do que é o desenvolvimento de softwares Open Source, ou seja, de código aberto. “Aprendi a trabalhar em equipe, os desafios de coordenar atividades, cobrar resultados, lidar com a frustração. Apesar da minha passagem curta pelo projeto, o SET me agregou aprendizados que pretendo carregar comigo pelo resto da vida, assim como as amizades desenvolvidas durante minha passagem”, destacou. Já Pedro Paulo afirmou o seguinte: “Minha experiência no SET resume-se à aquisição de novos conhecimentos, inspiração e motivação para encarar a vida profissional.”

Premiações – Em 2005, o Projeto SET ganhou o Prêmio Telemar de Inclusão Digital, cuja finalidade era certificar e reconhecer projetos que fomentassem soluções cabíveis e passíveis de serem implantadas, dessa forma, alcançando uma parcela da sociedade para ser incluída digitalmente. O SET também foi premiado pela Prefeitura de Castanhal em 2008, com o Prêmio Inovação.

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação / Projeto