Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Estudantes universitários podem se inscrever para vivenciar experiência no SUS

O Projeto VER-SUS Pará - Modalidade Vivência abre, nesta segunda-feira, 7, as inscrições para a seleção de 22 viventes e dois facilitadores para atuarem na rede municipal de saúde de Belém e de Tucuruí, no período de 11 a 17 de dezembro de 2016. Os interessados têm até o dia 13 de novembro para efetuar a inscrição no site.

Podem se candidatar ao projeto estudantes universitários de todas as áreas do conhecimento que queiram participar da experiência de vivência no cotidiano do Sistema Único de Saúde (SUS) e qualificar sua formação para atuar com a saúde coletiva.

O VER-SUS - É uma proposta do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS, União Nacional dos Estudantes (UNE), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que realiza estágios de vivência no SUS.

O projeto possibilita o despertar de uma visão ampliada do conceito de saúde, abordando temáticas sobre Educação Permanente em Saúde, quadrilátero da formação, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, Redes de Atenção à Saúde, reforma olítica, discussão de gêneros, movimentos sociais e questões que estão intrinsecamente relacionadas à saúde e ao SUS.

O que é a vivência? - É um processo de imersão teórica, prática e vivencial dentro do sistema de saúde dos territórios de abrangência. A imersão é uma metodologia em que o participante fica 24 horas por dia, durante todo o período da vivência, disponível para atividades do projeto.

São previstas atividades de aprofundamento teórico, a partir de seminários e oficinas didático-pedagógicas sobre aspectos da gestão do sistema, estratégias de atenção, exercício do controle social e processos de educação na saúde e no campo.

No período de vivência, os participantes ficam hospedados juntos para que ocorram momentos de diálogo e troca de experiências. Será disponibilizado para eles hospedagem, alimentação, transporte e material didático dentro do Sistema Municipal de Saúde.

Objetivos - O projeto, como dispositivo, pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e as diretrizes do sistema e entendam-se como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações.

Para mais informações, acesse aqui.
Acesse aqui o cronograma VER-SUS Pará.

Texto e arte: Divulgação / Projeto

Publicado em: 05.11.2016 17:55