UFPA realiza Simpósio Internacional de Música na Amazônia

Começa nesta terça-feira, 8 de novembro, o Simpósio Internacional de Música na Amazônia (SIMA), na Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa). O evento reúne pesquisadores e músicos para debater e expor a produção musical da região. A programação do evento conta com palestras e também com apresentações musicais gratuitas e abertas ao público. Confira aqui as apresentações.

O Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno) é o anfitrião do evento, que possui uma comissão organizadora com representantes de várias instituições da Amazônia. Cinco subáreas da pesquisa serão abordadas na programação: educação musical, práticas criativas, musicologia histórica, etnomusicologia e performance.

Para atender às especificidades de cada tema, foram convidados pesquisadores do Brasil e do exterior. Entre eles, está a doutora Katrin Lengwinat, docente da Universidad Nacional Experimental de las Artes (UneArte), na Venezuela, que será a conferencista principal do evento. A presença de Katrin demonstra o interesse de fortalecer a troca de experiências com pesquisadores de outros países da Região Amazônica, como Venezuela, Colômbia, Peru e Equador.

Para o doutor Damián Keller, da Universidade Federal do Acre, a pesquisa musical amazônica brasileira tem aumentado consideravelmente, apesar do contexto de falta de apoio institucional, já que os projetos nas áreas de Saúde, Mineração, Produção de energia e Ciências biológicas têm prioridade em parte majoritária das verbas disponíveis nas agências de incentivo.

“A produção abrange tanto as áreas tradicionais acadêmico-musicais quanto a de pesquisa emergente que faz a fusão de conhecimentos etnomusicológicos, práticas criativas e aplicações tecnológicas. Quer dizer, junto com o trabalho etnológico nas comunidades nativas, a pesquisa amazônica também está contribuindo para o avanço do conhecimento musical em campos diversos, como o educacional, as tecnologias de suporte para o fazer musical e a pesquisa histórica”, explica o pesquisador que participa da coordenação geral do evento.

Apresentações - A programação do SIMA conta com minicursos de Teoria musical, Educação musical, Musicologia histórica e de Engenharia ligada à música. Os cursos possuem carga horária de 6 horas-aula e disponibilizam de 12 a 20 vagas. As inscrições são gratuitas, assim como a participação na programação geral do evento, e são realizadas virtualmente, por meio do site.

As apresentações musicais ocorrem no auditório da Escola de Música, sendo a maior parte dos concertos de grupos da própria instituição, como a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (OSAP) e a Orquestra de Violoncelistas da Amazônia (OVA).

Alguns concertos irão apresentar composições inéditas que foram selecionadas por comissão específica do evento. Um destes é o do Quarteto de Cordas da EMUFPA, que irá tocar obras dos compositores Alex Porchat, Rodrigo Ramos e Leonardo Venturieri. Para a doutora Joziely Brito, coordenadora da comissão artística, trata-se de “uma importante troca de experiências entre compositores e os grupos residentes da Escola de Música, os quais incluem, em sua maioria, alunos dos cursos técnicos.”

• Serviço:
V Simpósio Internacional de Música na Amazônia - SIMA
De 8 a 11/11/2016
Inscrições, acesse aqui.
Acesse o site do evento
Confira aqui as apresentações artísticas.
Local: Escola de Música da UFPA (Av. Conselheiro Furtado, 2007).
Informações: (91) 98148-9779 (professor Paulo Murilo) e 98947-0168 (professor Isac Almeida).

Texto e arte: Divulgação/Escola de Música da UFPA (Emufpa)

Publicado em: 07.11.2016 18:00