Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA apoia Simpósio Brasileiro de Paleoinvertebrados

A terceira edição do Simpósio Brasileiro de Paleoinvertebrados ocorre até quinta-feira, dia 10, com patrocínio do CNPq, da Fapespa, da UFPA, do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Governo do Estado do Pará. O evento ocorre a cada dois anos e reúne profissionais e estudantes para debates, conferências e apresentação de trabalhos, com o intuito de avaliar novas metodologias de coleta e interpretação de dados paleontológicos, além da troca de experiências e a viabilidade de elaboração ou renovação de projetos de pesquisa conjuntos. O evento ocorre no auditório da Escola de Governança Pública do Estado do Pará, na Avenida Nazaré.

Temática - De acordo com o presidente da comissão organizadora, professor Vladimir de Araújo, a temática central do III Simpósio Brasileiro de Paleoinvertebrados gira em torno da utilização dos paleoinvertebrados como ferramenta para entender o alcance dos eventos globais geológicos e biológicos do passado e como a interferência antrópica modifica as suas magnitudes. “Serão discutidos vários aspectos, tanto no que diz respeito à abordagem paleontográfica quanro à abordagem paleobiológica”, disse o professor.

Para ele, o simpósio tem o objetivo de dar sequência às duas primeiras edições, realizadas em Bauru (SP) e Ponta Grossa (PR), além de estabelecer diretrizes que permitam a divulgação de conhecimentos que norteiem as futuras pesquisas em paleoinvertebrados no Brasil. O simpósio busca, também, estimular o intercâmbio entre pesquisadores e acadêmicos de diversas áreas, permitir-lhes a aquisição e atualização de conhecimento em Paleontologia de Invertebrados e disponibilizar os resumos simples e expandidos dos trabalhos apresentados na forma de painéis e comunicações orais durante o evento.

Programação - O simpósio conta com quatro palestras, apresentações orais e apresentações de painéis de temas variados. Os palestrantes são: os professores doutores Renato Pirani Ghilardi (UNESP/Bauru) e Antônio Carlos Sequeira Fernandes (Museu Nacional/UFRJ); e as professoras doutoras Edilma de Jesus Andrade (UFS), Carla Bender Kotzian (UFSM) e Marília Oliveira Ferreira (UFPA).

O evento reune cerca de 90 participantes, pesquisadores e estudantes, entre eles, integrantes dos maiores e mais tradicionais centros de pesquisa paleontológica nacional em invertebrados fósseis, com estudantes de graduação e pós-graduação de todas as instituições que executem pesquisas em Paleontologia de Invertebrados.

Relação da Paleontologia com a UFPA – Entre as instituições organizadoras, estão à frente do evento a Universidade Federal do Pará e o Museu Paraense Emílio Goeldi, que tem uma das maiores coleções científicas do Brasil sobre fósseis amazônicos e de outras regiões brasileiras, sendo uma importante fonte de pesquisas utilizada por pesquisadores do Brasil e de outros países.

Já as pesquisas em Paleontologia na UFPA começaram com a criação do curso de Geologia, com fins didáticos. Esta atividade de pesquisa envolveu e continua envolvendo diversos alunos da graduação e incentivando o ingresso de novos alunos nos Programas de Pós-Graduação em Geologia, com área de concentração em Paleontologia em diversas instituições federais.

Para o professor Vladimir, o momento é de expansão da Paleontologia na Região Norte, mais especificamente na Amazônia Oriental, o que incentiva a tomada do desafio para a organização e execução deste evento focado no estudo dos paleoinvertebrados brasileiros. O professor disse, ainda , que a maior importância para a Universidade é oportunizar a consolidação de linhas de pesquisa em Paleontologia de Invertebrados no Laboratório de Paleontologia do Instituto de Geociências, por meio do estabelecimento de parcerias científicas importantes.

Mais sobre o Simpósio – É uma iniciativa dos especialistas em Paleoinvertebrados, doutores Renato Pirani Ghilardi e Sandro Marcelo Scheffler, com apoio da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP). Criado há seis anos, agrega pesquisadores, professores e estudantes de fósseis de invertebrados brasileiros, sob as mais diversas técnicas e métodos de estudo.

Serviço:
III Simpósio Brasileiro de Paleoinvertebrados
Data: entre os dias 6 e 10 de novembro
Local: auditório da Escola de Governança Pública do Estado do Pará, na Avenida Nazaré.
Mais informações acesse aqui.

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação de UFPA
Foto: Reprodução / Google

Publicado em: 07.11.2016 17:55