O objetivo central do evento é fortalecer o ensino público do Estado

Nesta quinta-feira teve início o “I Encontro do Protocolo (SEDUC) - Instituições de Ensino Superior (IES) para o Ensino Público do Pará”. O evento reuniu  representantes da Secretaria de Educação e das instituições públicas de ensino superior do Estado.
Estiveram presentes na abertura do evento o Secretário de Educação, Mário Cardoso, os reitores das universidades públicas federais e estaduais e o Diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará. Entre os participantes, estavam cerca de 250 pessoas: educadores, professores da rede pública e particular de ensino, representantes das universidades particulares e coordenadores de cursos.
<<O Protocolo deve formalizar e conseguir os meios para realizar o plano que está sendo proposto neste momento. Antes de mais nada, hoje é o dia de se trazer proposições, para a construção de uma espécie de carta, que servirá de base para a construção das nossas futuras ações>>, anunciou Licurgo Brito, presidente do Protocolo SEDUC-IES e Pró-Reitor de Ensino e Graduação da UFPA.
O evento resultará na construção de um plano de ação, que deve nortear a educação pública no Estado durante os próximos cinco anos. As autoridades presentes ressaltaram a importância do convênio e da integração entre as instituições, o que representa um esforço conjunto para a melhoria da qualidade do ensino público paraense.
Durante a cerimônia, o reitor Alex Fiúza de Mello foi cumprimentado pelos 50 anos da UFPA. Em seu discurso, o reitor da UFPA ressaltou a importância da união em favor da educação superior no Estado, ainda considerada aquém das necessidades da região, e convocou os participantes às reuniões do Conselho Nacional de Educação e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), que acontecem no decorrer da próxima semana.
Para a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), este é um momento histórico, em que o Governo do Estado demonstra o respeito pelas academias que geram conhecimento no Pará. <<Entre outras ações, nós precisamos chamar as instituições públicas e dizer que o Pará e o Brasil precisam de novos profissionais na área. Aqui no Pará, por exemplo, em relação a algumas disciplinas, nós não temos professores suficientes para ocupar as vagas da rede pública. E nós precisamos de uma solução para isso>>, afirmou Mário Cardoso, Secretário de Educação.
Publicado em: 28.06.2007 16:48