V Cieela começa nesta quarta-feira na UFPA

V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia (V Ciella) começa nesta quarta-feira, 9, e encerra-se na sexta-feira, 11 de novembro. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Programa misto nas áreas de Estudos Linguísticos e Estudos Literários. A solenidade de abertura ocorrerá, no dia 9, no Teatro Estação Gasômetro, às 17h. As conferências serão realizadas no auditório do PGITEC e as mesas-redondas em diferentes auditórios espalhados pelo campus da UFPA, no bairro Guamá, em Belém.

Trata-se de um evento bianual que tem como objetivo principal reunir estudiosos dessas e de áreas afins para discutir e partilhar os resultados de suas pesquisas e dos trabalhos envolvidos. Com essa estrutura, o evento busca atrair estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores de instituições locais, nacionais e internacionais, e profissionais de áreas afins.

Participação - Estima-se um público de mil participantes que terão acesso, nos três dias do evento, a conferências, palestras e sessões de comunicações. O evento oferece, ainda, ao grande público uma grade diversificada de 18 minicursos temáticos, sendo nove na área de Estudos Literários e nove na área de Estudos Linguísticos, nos turnos da manhã e da tarde. Os minicursos ocorrerão nos dias 7 e 8 de novembro de 2016 e, para alguns, ainda há vagas.

Universo - Por se tratar de um evento com fortes características interdisciplinares, o Cieela explora tanto o universo linguístico quanto o literário e o cultural. Nesta quinta edição do evento, Linguagem, Línguas, Literaturas, Culturas e Educação serão temas abordados sob vários aspectos.

O congresso espera divulgar a produção científica desenvolvida em torno das temáticas na área de Letras, de modo a compreender os aspectos linguísticos, literários e histórico-culturais da Amazônia no contexto latino-americano e mundial. Com isso, visa estimular o desenvolvimento de novos projetos acadêmicos voltados para a valorização da realidade amazônica, num contexto de discussão que ultrapasse suas fronteiras no que envolve a abordagem dentro da área de Letras.

O V Cieela contará com a participação de 30 convidados, entre conferencistas e palestrantes locais, nacionais e internacionais. Entre os cinco convidados internacionais, encontram-se nomes como José Lambert (Universidade de Leuven, Bélgica), Masayoshi Shibatani (Rice University, Canadá), Florencia Garramuño (Universidade de Buenos Aires, Argentina), Martha Pulido (Universidade de Antioquia, Colômbia) e Lúcia Sá (Manchester University, Inglaterra).

Serviço:
V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia (V Cieela)
Solenidade de abertura: No dia 9/11, no Teatro Estação Gasômetro, às 17h.
As conferências ocorrem no auditório do PGITEC e as mesas-redondas em diferentes auditórios espalhados pelo campus da UFPA.
Para mais informações, consulte o site do evento.

Texto e arte: Divulgação / V Cieela

Publicado em: 07.11.2016 18:00