I Mostra de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente começa nesta terça, 8

O Grupo de Estudos em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (GECTSA), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFPA), promove a “I Mostra de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente da UFPA”. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, sempre a partir das 8h, no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), localizado no Campus Básico da UFPA.

A Mostra tem como objetivo apresentar, tanto para a comunidade interna do IEMCI e da UFPA quanto para a comunidade externa, a produção do grupo de estudos ao longo de seus seis anos de existência, além de estabelecer interlocução com estudantes e professores, tanto da Educação Básica como da Superior, ligados à Educação em Ciências. Segundo o coordenador do grupo, professor Licurgo Peixoto Brito, a iniciativa de realizar o evento surgiu da necessidade de dar visibilidade à produção expressiva do grupo.

Programação – O evento é composto por palestras, mesas de debate e minicursos. Um dos destaques da programação é a presença do professor Álvaro Chrispino (CEFET-RJ), que ministrará a palestra de abertura do evento. A programação completa está disponível aqui.

Durante a programação haverá, também,  o anúncio de uma publicação, um ebook, que reúne parte da produção do grupo ao longo de sua existência. O coordenador do grupo comentou que o ebook acabou reunindo mais produtos que o esperado e, por esse motivo, pode ser dividido em vários volumes.

“Estamos entusiasmados, particularmente, com esse registro da nossa produção porque, mesmo fazendo um recorte para incluir apenas alguns dos trabalhos mais expressivos, conseguimos reunir mais de 500 páginas de artigos que foram desenvolvidos ao longo desses seis anos. O produto está sendo desenvolvido com o apoio da Editora da Assessoria de Educação a Distância (EditAedi/UFPA)”, comenta o professor Licurgo Brito.

O GECTSA – O Grupo de Estudos em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, criado por alguns docentes pesquisadores e discentes do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará, tem a missão de estimular a produção de conhecimento na área do ensino de ciências, com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTSA, visando o fortalecimento da formação docente e de pesquisadores na perspectiva da formação para a cidadania. O grupo tem como coordenador o professor Licurgo Peixoto de Brito, e a professora Ana Cristina Pimentel, como vice-coordenadora.

Ainda segundo o professor Licurgo Brito, esse evento é importante para o reconhecimento, pelo próprio grupo, de seu potencial, além de ser uma demonstração para outros segmentos, daquilo que o grupo tem produzido e ainda pode contribuir para sua linha de pesquisa.

“O evento se torna, também, importante por ser a abertura de um espaço de interlocução com estudantes de graduação e com professores da educação básica, abrindo as portas da universidade no que tange à educação em ciências, aliás, algo que já vem sendo desenvolvido pelo nosso instituto (IEMCI), mas dando mais uma demonstração do interesse que temos em fortalecer esse vínculo com a educação básica”, explica.

Serviço:
I Mostra de Ciência, Tecnologia, sociedade e Ambiente da UFPA
Data: 8 e 9 de Novembro
Horário: 8h
Local: Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), Campus Básico, próximo a Prefeitura, UFPA, Guamá
Mais informações, acesse aqui.

Texto: Lucas Costa – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google