Economia promove I Seminário de Ensino e Pesquisa

Com o objetivo de difundir a atividade de pesquisa como experiência de formação acadêmica e profissional, a Faculdade de Ciências Econômicas da UFPA (Facecon) e o Centro Acadêmico de Economia (Caecon) promovem o “I Seminário de Ensino e Pesquisa”. O evento será realizado nestas quarta, 9, e quinta-feira, 10 de novembro, a partir das 8h30, nas salas do Bloco MP, localizado no Campus Profissional da UFPA.

As inscrições para participar podem ser feitas de duas formas: pelo e-mail seminariodepesquisafacecon@gmail.com, ou presencialmente, na sede do Caecon, localizada no Bloco MP, próximo ao Restaurante Universitário do Campus Profissional.

“Trata-se de apresentar o estágio atual da produção acadêmica da Facecon, voltada para o compromisso social com a sociedade, com setor empresarial e a gestão pública, com destaque para a articulação entre o ensino de graduação e a produção científica em nível de mestrado e doutorado do curso de Economia da UFPA”, comenta o diretor da Facecon, professor Armando Lirio de Souza.

Público-alvo – O seminário tem como público-alvo a comunidade acadêmica da UFPA e de outras instituições de ensino e pesquisa, além de gestores públicos, representantes do setor empresarial e representantes da comunidade e organizações da sociedade civil que são apoiadas pelas ações de pesquisa e extensão da Facecon ou participam delas.

"Eventos como o I Seminário de Pesquisa e Ensino da Facecon são importantes por aproximar os estudantes de graduação de elementos de grande contribuição para a formação de todo discente de ensino superior, as práticas de pesquisa e extensão. Por outro lado, o maior envolvimento em projetos de pesquisa representa um estímulo à participação em programas de pós-graduação e grande incentivo ao desenvolvimento da Academia e da Ciência e Tecnologia, principalmente na região", comenta Mateus de Azevedo Araújo, estudante de graduação e Iniciação Científica do curso de Ciência Econômicas da UFPA.

O evento – Segundo os organizadores, o seminário insere-se em um processo de debates e de formação acadêmica voltado para temas de interesse da comunidade acadêmica em especial, e da sociedade em geral. O evento tem coordenação da vice-diretora da Facecon, professora Jurandir Santos de Novaes, e dos representantes do Caecon.

“O ensino e a pesquisa são pilares fundamentais na formação acadêmica dos discentes na Universidade Federal do Pará, sendo assim o seminário de pesquisa e ensino da Facecon, em parceria com o Centro Acadêmico de Economia, veio para somar nessa iniciativa, na formação dos alunos do curso de Ciências Econômicas”, explica o diretor executivo do Caecon, Joás Evangelista Lima.

Contexto – De acordo com o diretor da Facecon, ainda hoje, as universidades públicas continuam sendo a base institucional da produção científica e da formação de pesquisadores, é algo incontestável, são índices superiores a 80%. Neste sentido, a UFPA, pela sua importância regional e nacional, requer a reafirmação e divulgação do potencial desta instituição universitária para o fortalecimento do elo entre pesquisa, desenvolvimento social, tecnologia e sistemas de inovação, com vista ao desenvolvimento territorial e regional.

“Qualquer ataque a esta instituição universitária de grande relevância, responsável pela formação profissional e acadêmica de pesquisadores, gestores públicos e agentes de organizações da sociedade civil, exige uma posição de reação, em defesa de valores democráticos e da autonomia universitária, como lócus do pensamento crítico, de visões progressistas e de futuro, cujo objetivo é a consolidação do ensino de graduação com qualidade, da extensão inovadora e da pesquisa e pós-graduação na Amazônia”, justifica o professor Armando Lirio.

Serviço:
I Seminário de Ensino e Pesquisa da Faculdade de Ciências Econômicas
Data: 9 e 10 de novembro de 2016
Local: Salas do Bloco MP, Campus Profissional, UFPA – Guamá

Texto: Lucas Costa – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Foto: Reprodução /Google

Publicado em: 08.11.2016 18:00