Faculdade realiza o I Encontro de Ciência e Tecnologia

A Faculdade de Ciência e Tecnologia promove, de 10 e 12 de novembro, o I Encontro de Ciência e Tecnologia, com o tema “Conhecimento Multidisciplinar: desafios e conquistas”. O evento ocorre no Campus Universitário de Ananindeua e propõe estimular a divulgação científica na área da tecnologia mecânica e tecnologia mineral, que são as duas ênfases ofertadas pelo curso. Além disso, busca discutir a grande temática Ciência e Tecnologia, com enfoque em seu caráter multidisciplinar. Para isso, o Encontro contará com palestras, minicursos, mesas-redondas e apresentação de trabalhos.

Inscrições - Para se inscrever, é necessário preencher o formulário no site do evento até esta quarta-feira, dia 9 de novembro de 2016. Os inscritos podem levar 1 kg de alimento não perecível no dia do Encontro, mas a ação não é obrigatória. O evento é voltado para toda a comunidade acadêmica que tenha interesse no tema e esteja disposta a discutir acerca da ciência e tecnologia no mercado local e sobre os bacharelados interdisciplinares.

Programação – Na manhã do dia 10, haverá palestras sobre Tecnologia Mineral, com a professora doutora Silvia Cristina França - Tecnologista Sênior III do Centro de Tecnologia Mineral; e Tecnologia Mecânica, com o engenheiro mecânico Grácio Paulo Serra, além da apresentação de trabalhos; pela tarde, os participantes terão os minicursos “Segurança na operação de caldeiras industriais” e “Criação de interfaces gráficas no Matlab”.

No dia 11, pela manhã, a professora doutora Danielle Regina Guerra, da Faculdade de engenharia mecânica da UFPA, é uma das convidadas e vai proferir palestra com o tema “Projetos em tecnologia mecânica”. Ainda pela manhã ocorrerão duas mesas-redondas, a primeira com o tema “Tecnologia Mineral e Mercado de Trabalho”; e a segunda com o tema “Bacharelados Interdisciplinares no Brasil: o conhecimento multidisciplinar, a recente mudança na educação superior”. Entre os palestrantes dessa mesa estão o professor doutor José Josemar de Oliveira, da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e professor doutor Pedro Galli Mercadante, da Faculdade de Ciência e Tecnologia, da Universidade Federal do ABC. Já pela tarde, o evento vai ofertar o minicurso “GPS”.

Organização – Segundo a professora Franciele Ferreira, docente da Faculdade de Ciência e Tecnologia, o evento é uma iniciativa de docentes e discentes da faculdade e surgiu da necessidade de promover e debater ciência e tecnologia  e também sobre o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia.

Faculdade de Ciência e Tecnologia - O curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, dada a sua caraterística inter/multidisciplinar, possui grande relevância acadêmica e social. O curso tem duração de três anos e ao término do terceiro período, os estudantes optam por uma das ênfases ofertadas: tecnologia mecânica ou tecnologia mineral. A professora Franciele afirma que “o mercado pouco conhece o curso, mas precisa dele”. O bacharelado faz parte do novo modelo de graduação, onde os alunos fazem a escolha pela área específica apenas quando conhecem minimamente cada área.

Franciele explica, também, que discutir os bacharelados interdisciplinares é imprescindível, tanto pela sua relevância quanto pelo fato de o curso ofertado pela UFPA estar inserido nas discussões nacionais. “Vamos debater o caráter multidisciplinar do curso, seus desafios (pela inovação) e suas conquistas, já consagradas por experiências anteriores em universidades europeias e brasileiras muito bem conceituadas”, conclui a professora.

I Encontro de Ciência e Tecnologia
Data: 10 e 11 de novembro
Horário: 8h às 18h
Local: UFPA Metropolitana. Br 316, 590-Levilândia, Ananindeua – PA, em frente ao Instituto Evandro Chagas.
Informações e inscrições aqui.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 08.11.2016 18:00