Mec/Inep publica gabarito do Enem 2016

Nesta quarta-feira, 9 de novembro, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)  publicaram o gabarito oficial e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2016. Apenas na Universidade Federal do Pará (UFPA), a aprovação no Exame pode permitir o acesso a 7.404 vagas, mas todas as universidades públicas do Pará utilizam o teste em seus processos de seleção para cursos de graduação.

Confira aqui o gabarito e, aqui, a forma como cada universidade pública paraense usa o Enem no Vestibular 2017.

Na Universidade Federal do Pará (UFPA), foram ofertadas, apenas pelo Processo Seletivo 2017 (PS 2017), 7.404 vagas em 179 cursos distribuídos em 20 cidades do Pará, sendo que 6.088 delas serão preenchidas pelo próprio PS e outras 1.316 serão disponibilizadas, posteriormente, por meio do SiSU.

UFPA já possui 129 mil candidatos no PS 2017 – Apesar de já ter encerrado o prazo de inscrições para seu Processo Seletivo 2017, o número de participantes no concurso que oferta 80% das vagas regulares da UFPA ainda não está definido. Isso porque cerca de 25.976 solicitações de inscrição ainda aguardam no sistema do Centro de Processos Seletivos (Ceps) o pagamento da taxa de R$ 35, cobrada para a participação no concurso, para serem efetivadas, cujo prazo expira no próximo dia 18 de novembro. Além disso, aproximadamente 300 solicitações de isenção desse valor ainda estão sendo analisadas pelo órgão e devem ser publicadas até a próxima semana.

Até o início desta quarta-feira, 9 de novembro, 129.207 candidatos já estavam confirmados no concurso, sendo 117.196 estudantes da rede pública que receberam a isenção da taxa de inscrição e 12.011 candidatos que efetivaram o pagamento da taxa.

“Estes números representam um significativo aumento em relação ao número de inscritos no ano passado, quando recebemos cerca de 110.000 inscrições, e sinalizam para a confiança que a UFPA passa aos pleiteantes a uma vaga no ensino superior no nosso Estado, por representar a maior Universidade da Amazônia. Neste ano, apesar da conjuntura de crise fiscal, a Instituição também conseguiu elevar o número de vagas oferecidas em um percentual de cerca de 10%”, comentou o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA, professor Edmar Costa.

Enem será reaplicado em dezembro – De acordo com os organizadores do Enem 2016, a primeira maratona das provas do exame realizada dias 5 e 6 de novembro registrou cerca de 30% de abstenções em todo o país. No Pará, esse índice foi de 28%, já que 121.142 estudantes paraenses faltaram ou foram eliminados do Exame. Confira aqui a apresentação divulgada pelo Mec após o final da prova.

Ainda segundo o último boletim divulgado pelo Inep/Mec, além dos 432.477 candidatos que fizeram as provas do Enem no início de novembro, outros 5.240 estudantes paraenses e 240.304 em todo o Brasil participarão da avaliação do Enem 2016 nos dias 3 e 4 de dezembro. Os novos locais de prova para esses candidatos serão divulgados até a próxima semana, nos sites do Inep e do Enem.

O adiamento da prova para esses estudantes ocorreu em razão das ocupações dos locais em que fariam as provas por estudantes e movimentos sociais em protesto contra a PEC 241 (ou PEC 55), que limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos e contra a Medida Provisória 746/2016, que promove alterações na estrutura do ensino médio.

• Serviço:
Gabarito da primeira prova do Enem 2016
Confira aqui o gabarito oficial.
Realização da segunda prova do Enem 2016
Dias 3 e 4 de dezembro
Informações e dúvidas pelo 0800-616161 ou no site Enem.
Prazo para pagamento da taxa de inscrição do PS 2017 da UFPA
Até 18 de novembro
Valor: R$ 35,00
• Saiba mais:
Confira aqui o relatório de abstenções na primeira fase do Enem 2016
Confira aqui o relatório sobre os alunos que farão a prova do Enem em dezembro
Veja a apresentação sobre o Enem divulgada pelo Ministério da Educação.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google