Encontro Paraense de Modelagem Matemática começa nesta quinta-feira, 10

Começa nesta quinta-feira, 10, o VI Encontro Paraense de Modelagem Matemática na Educação em Ciências e Matemáticas (EPAMM), promovido pelo Grupo de Pesquisas em Modelagem Matemática na Educação Matemática (GEMM) do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM- IEMCI). O encontro ocorre nesta quinta-feira, 10, e na sexta-feira, 11 de novembro, na Universidade Federal do Pará.

O encontro tem como objetivo socializar, estimular e embasar práticas pedagógicas pautadas em Modelagem Matemática no contexto escolar e acadêmico, e contará com palestras e um ciclo de minicursos elaborados por pesquisadores do GEMM, com foco em práticas interdisciplinares de modelagem em sala de aula. O público-alvo são docentes e discentes.

O tema – A Modelagem Matemática na Educação em Ciências e Matemáticas é um campo de pesquisas e de práticas pedagógicas já consolidadas no Brasil e inseridas em sala de aula. Segundo a organização do evento, essa área tem impactado a natureza das aulas de Matemática e de outras Ciências, tornando-as motivadoras, contextualizadas e críticas, bem como gerando grande impacto na formação cidadã dos alunos e docentes.

De acordo com a professora Elizabeth Souza, a escolha do tema do evento se deu por meio de muitas pesquisas na área, advindas de discussões entre os integrantes do GEMM- Grupo de Estudo em Modelagem Matemática, com intuito de promover novas práticas de ensino da matemática. Para ela, a importância do evento para a UFPA e para a comunidade acadêmica é discutir a implementação de práticas pedagógicas interdisciplinares de matemática pautadas na realidade.

Programação – Além da abertura, conferência de abertura e conferência de encerramento, a programação conta com seis minicursos, cujos temas são: Instrução por Modelagem em Ciências e Matemática; Modelagem Matemática na Educação Ambiental; Construção de Conceitos por meio de Atividades de Modelagem Matemática; Um Paralelo da Modelagem Matemática com outras Tendências da Educação Matemática; O Desafio de Fazer Modelagem Matemática em Sala de Aula e Modelagem Matemática nos Anos Iniciais.

Além disso, nesta edição, poderão ser submetidos trabalhos na modalidade de pôsteres, que serão avaliados pela comissão científica. Os interessados em participar do evento deverão realizar inscrição no site e efetuar pagamento até três dias após o preenchimento do formulário de inscrição.

O valor da inscrição é de R$ 20,00 para alunos da graduação e professores da educação básica e de R$ 30,00 para alunos de pós-graduação e professores do ensino superior.

O depósito deve ser identificado com o número do CPF e ser endereçado para Elizabeth Gomes Souza, Banco do Brasil, Agência 3301-4, Conta corrente 26822-4. Para mais informações, acesse o site do IEMCI. O comprovante de pagamento deve ser enviado para epamm2016@gmail.com.

Serviço:
IV Encontro Paraense de Modelagem Matemática
Data: 10 e 11 de novembro
Local: Instituto de Educação Matemática e Cientifica e Instituto de Ciências Biológicas
Horário: das 9h às 18h, no primeiro dia, e das 8h às 11h30, no segundo dia.
Mais informações no site do IEMCI

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google