UFPA realiza roteiro geo-turístico na área do Ver-o-Peso

Está programado para este domingo, 13, mais uma edição dos Roteiros Geo-Turísticos, desta vez na área do Ver-o-Peso. A iniciativa é de um grupo de pesquisa da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e tem como objetivo valorizar o patrimônio material e imaterial de Belém. Guias acompanharão o trajeto e darão explicações sobre a importância histórica e cultural de pontos por onde o trajeto passar.

O saída do percurso é do Terminal Turístico da Estação das Docas às 8h30 e tem previsão de término por volta das 12h. O trajeto é feito a pé, por isso a organização recomenda o uso de tênis, boné, protetor solar e roupas leves  e, conforme o caso, o uso de sombrinha.

Os Roteiros Geo-Turísticos compõem um projeto de extensão da UFPA e existem desde 2011. Desde então, mais de 4,5 mil pessoas já participaram da ação. De acordo com Goretti Tavares, coordenadora do Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (GGEOTUR) e professora da Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA, a missão dos roteiros é transmitir conhecimentos sobre geografia, turismo, arquitetura e história da cidade. “Tratar do patrimônio cultural material e imaterial ao longo do percurso é muito importante para conhecer a cidade e seu patrimônio construído, além de símbolos, festas, religiões, saberes, culturas, entre outros.”

Programação - O percurso do roteiro “Do Complexo do Ver-o-Peso ao Porto” inclui  pontos importantes na história do desenvolvimento econômico da cidade, como a Feira do Ver-o-Peso, o Mecardo de Peixe e o Mercado de Carne. “Ao realizar visitas orientadas a lugares que contam a história e produção do espaço de Belém, o passeio tem o intuito de resgatar a memória socioespacial, promovendo a valorização desse conhecimento e despertando nessas pessoas a necessidade de preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade”, reforça a coordenadora do projeto.

O projeto da UFPA também já foi premiado na 29ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, premiação nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e tem outros roteiros em outros pontos da cidade, como os bairros Nazaré, Batista Campos e Cidade Velha, além de roteiros por áreas que foram importantes em períodos como a Belle Epoque. O projeto também tem experiências em lugares fora do centro de Belém, como na vila de Icoaraci e no município de Cametá.

• Serviço:
Roteiro Geo-Turístico – “Do Complexo do Ver-o-Peso ao Porto”
Data: 13 de novembro de 2016
Horário: 8h30
Saída: Hall do Terminal Turístico da Estação das Docas (entrada pela Av. Boulevard Castilhos França)
Trajeto completo: Praça do Pescador, Feira do Ver-o-Peso, Pedra do Peixe e Doca do Ver-o-Peso, Mecardo de Peixe, Solar da Beira, Erveiras, Mercado de Carne, Rua XV de Novembro, Igreja e Largo das Mercês, Boulevard Castilhos França, Praça dos Estivadores, Praça Pedro Teixeira, Prédio da CDP, Porto e Escadinha do Porto, Estação das Docas e Forte São Pedro Nolasco.

A inscrição é gratuita, basta preencher o formulário disponível em enviar para o e-mail roteirosgeoturisticos@gmail.com
Informações: roteirosgeoturisticos@gmail.com

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA