Casa de Estudos Germânicos realiza minicurso de alemão nesta sexta-feira

A Casa de Estudos Germânicos (CEG/UFPA) realizará o minicurso “Brasilianische Zoomorphe Idiomatismen im Vergleich zum Gebrauch im Deutschen /Cotejo de idiomatismos zoomórficos brasileiros e alemães: um estudo sobre expressões idiomáticas, alemãs e brasileiras, com designações de animais”. O evento ocorrerá nesta sexta-feira, 11 de novembro, na CEG.

O principal organizador e, também, o palestrante do minicurso é o professor doutor Tito Lívio Cruz Romão, que leciona no curso de Alemão como língua estrangeira e de tradução na Universidade Federal do Ceará (UFC). Na pauta de abordagem, será falado sobre animais oriundos da Bíblia, das fábulas de Esopo e Lá Fontaine, assim como de animais tipicamente brasileiros. O curso será ministrado em português e alemão.

De acordo com Adriane Oliveira, secretária geral do Curso Livre de Alemão da UFPA, o objetivo do evento é discutir a questão das expressões idiomáticas relacionadas aos animais, tanto no português quanto no alemão, em uma perspectiva comparativa. “É interessante para a Universidade trazer essa abordagem com estudos contrastivos relacionados ao idiomatismo por meio da visualização do trabalho desenvolvido pelo professor Tito Lívio”, disse.

Os temas debatidos no minicurso serão as metáforas zoomórficas e as expressões idiomáticas. Já em relação à escolha do tema, trata-se de uma abordagem que vem sendo feita pelo professor ministrante em seus estudos.

O minicurso é destinado a todos que se interessem pela língua alemã e por tradução e interculturalidade em geral, ou seja, o público-alvo são os estudantes e os professores do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) e da Filosofia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora do evento. Será disponibilizado certificado com o total de seis horas complementares.

CEG – A Casa de Estudos Germânicos é um espaço na UFPA que produz eventos culturais relacionados à Alemanha e onde os estudantes e professores podem se informar sobre estadas de estudo na Alemanha e programas de bolsas do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). Também possui uma biblioteca com muitos livros atuais, sendo a maioria em alemão.

Palestrante – É graduado em Letras Francês-Português pela Universidade Estadual do Ceará, em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Linguística Aplicada pela Johannes-Gutenberg Universität Mainz/Alemanha, especializado em Interpretação de Conferências pela Ruprecht Karl-Universität Heidelberg/Alemanha e doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Serviço:
Minicurso da CEG
Data: sexta-feira, 11 de novembro
Local: Casa de Estudos Germânicos (CEG)

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google