Mais de 90% dos candidatos à UFPA farão vestibular de graça

O Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (Ceps/UFPA) divulgou, nesta sexta-feira, 11 de novembro, o resultado da análise dos pedidos de isenção da taxa de inscrição no Processo Seletivo 2017 (PS 2016). Ao todo, cerca de 117,3 mil estudantes receberam o benefício e participarão gratuitamente do principal vestibular da Federal do Pará, o que equivale a cerca de 90,8% do total de participantes no concurso, até o momento.

A Universidade concedeu a isenção da taxa de R$ 35 cobrada para participação no PS 2017 a 117.196 estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública e também a centenas de alunos que comprovaram ter sido bolsistas integrais da rede privada de ensino durante os três últimos anos da educação básica. O resultado do pedido de isenção pode ser consultado no sistema de inscrições por cada candidato, que deve acessá-lo usando seu login e senha pessoais aqui.

Até o início desta semana, cerca de 130 mil estudantes já estavam confirmados na disputa por vagas no vestibular 2017 da UFPA. Mas o número ainda pode aumentar uma vez que 25 mil solicitações de inscrição aguardam o pagamento da taxa para serem efetivadas, incluindo os candidatos que tiveram o pedido de isenção recusado pela Universidade.

De acordo com o Ceps, a maioria dos pedidos de isenção negados está relacionada a não apresentação ou a problemas com os documentos apresentados para confirmar a condição de bolsista integral da rede particular de ensino. Quem teve a solicitação da isenção negada e ainda deseja participar do PS 2017 deve efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 35 até o próximo dia 18 de novembro.

Na Universidade Federal do Pará (UFPA), foram ofertadas, para 2017, um total de 7.404 vagas em 179 cursos distribuídos em 20 cidades do Pará, sendo que 6.088 delas serão preenchidas pelo próprio Processo Seletivo 2017 (PS 2017)  e outras 1.316 serão disponibilizadas, posteriormente, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC).

• Serviço:
Resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição no PS 2017 da UFPA
Confira aqui se você recebeu o benefício
Prazo para pagamento da taxa de inscrição do PS 2017 da UFPA até 18 de novembro
Valor: R$ 35