Núcleo de Astronomia da UFPA promove observação da Superlua em Belém

Quem quis ver melhor a Superlua no céu de Belém nesta segunda-feira, 14 de novembro, participou da programação do Núcleo de Astronomia da Universidade Federal do Pará (Nastro/UFPA). Desde as 18h, pesquisadores e estudantes do Nastro disponibilizaram telescópios no Forte do Presépio para que os moradores e visitantes da cidade possam acompanhar o fenômeno astronômico. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

“A Superlua é este momento de rara beleza em que a Lua Cheia ocorre quando o satélite natural da Terra está na região de sua órbita, que fica mais próxima do nosso planeta. Nessas condições, a Lua apresenta-se com diâmetro cerca de 10% maior e 30% mais brilhante em relação ao usual”, comenta Luís Carlos Crispino, professor da Faculdade de Física da UFPA e um dos coordenadores do Nastro.

O pesquisador explica que a órbita, ou seja, o caminho que a Lua percorre ao redor da Terra, não é um círculo perfeito, mas uma elipse e, por isso, em determinados momentos, ela está mais próxima do nosso planeta e, quando essa condição coincide com a Lua Cheia, ocorre a chamada Superlua. Nesta segunda-feira, a distância entre o centro da Lua e o centro da Terra será de 356.509 km e o disco lunar estará 99,98% iluminado.

Mas atenção - “A Lua é a mesma de sempre, apenas sua maior proximidade em relação à Terra é que faz com que ela pareça maior do que de costume. Apesar disso, é um fenômeno muito interessante e belo que tem a vantagem de poder ser observado por um intervalo de tempo relativamente longo (uma noite inteira), se comparado com eclipses, por exemplo, que acontecem durante um intervalo de tempo menor”, explica Luís Crispino.

É bom não perder a oportunidade de presenciar este espetáculo astronômico, pois ele é relativamente raro. “A próxima Superlua ocorrerá daqui a um mês, em dezembro. Mas uma Superlua como a desta segunda-feira, 14 de novembro, com a Lua localizada a uma distância de pouco mais de 356.500 km da Terra, só em 2034, e a última foi registrada em 1948, quando muitos de nós ainda não havíamos nascido”, reforça o pesquisador da UFPA.

• Serviço:
Observação da Superlua em Belém
Data: 14 de novembro
A partir das 18h, no Forte do Presépio.
Informações: (91) 3201-7889 ou e nos e-mails nastro.ufpa@gmail.com e nastro@ufpa.br e ainda no site do projeto no endereço ou na página oficial do Nastro nas redes sociais.

Texto: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Jéssica Souza