Núcleo de Ciências Agrárias debate as mulheres na agroecologia

Com o objetivo de fortalecer o trabalho realizado por mulheres em diferentes espaços sociais, o Projeto Mulheres - Fortalecimento de Unidades Produtivas realizará, de quarta-feira, 16, a sexta-feira, 18, o Seminário “Mulheres na Agroecologia: fortalecendo redes”. O evento ocorrerá no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFPA. Para participar, é preciso enviar solicitação para o e-mail seminariomulheresagroecologia@gmail.com.

A atividade é fruto da parceria entre o Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) da UFPA e a Secretaria da Casa Civil, financiadora do projeto, juntamente com a Diretoria de Políticas Públicas para Mulheres Rurais.

Inscrições - As inscrições são gratuitas e os interessados podem enviar pedidos de participação no evento até o dia do seminário. Nesta edição, o seminário abordará o tema “Resistências e protagonismo feminino na produção de base familiar”. A proposta é fortalecer o trabalho realizado por mulheres do campo, da floresta e dos rios, seja em grupos de mulheres, clubes de mães, associações, cooperativas, sindicatos, seja em  federações.

Programação - Durante o seminário, serão realizadas mesas de debates, oficinas, exibição de filmes e uma feira de trocas, que ocorrerá na quinta-feira, 17 de novembro, às 16h, no canteiro em frente ao hall da Reitoria. “Esta atividade será realizada como uma ação do Movimento Ocupa Agrárias, tendo em vista que o NCADR está sendo ocupado. Assim, estudantes e técnicos do Programa de Pós- Graduação em Agriculturas Amazônica (PPGAA) irão fazer a animação cultural da feira junto com membros dos movimentos sociais”, conta a mestre Anny Linhares, uma das organizadoras.

Contribuições - Entre as propostas do evento, destaca-se a congregação que será promovida entre os representantes de movimentos sociais envolvidos com o projeto e a comunidade acadêmica. “Na execução do projeto, temos a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) e também contamos com o apoio da Rede de Mulheres Empreendedoras da Amazônia (Rmera). Vamos receber mais de quarenta mulheres da Região Norte, entre produtoras rurais, quilombolas, quebradeiras de coco, pescadoras, indígenas e outras”, conclui.

Serviço:
Data e Horário: 16, 17 e 18 de novembro, das 9h às 16h
Local: auditório e salas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Campus Básico UFPA – Guamá.
Inscrições: enviar solicitação para o e-mail seminariomulheresagroecologia@gmail.com.

Texto: Edielson Shinohara - Assessoria de Comunicação da UFPA.

Publicado em: 14.11.2016 18:00