Mais de 4 mil estão na disputa no “Vestibulinho” 2016 da UFPA

Exatos 4.269 candidatos disputam as 1.038 vagas do Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica (Moba) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A homologação dos pedidos de inscrição foi publicada nesta segunda-feira, 14 de novembro, no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps). O concurso, conhecido entre os estudantes como “Vestibulinho”, oferta, este ano, 1.038 vagas em 162 cursos de graduação, distribuídos em 11 cidades paraenses.

A homologação, ou seja, a confirmação da inscrição no concurso está disponível no sistema do Ceps, por meio de login e senhas individuais de cada candidato. “Quem eventualmente tiver qualquer problema com sua homologação deve entrar em contato, o quanto antes, conosco para avaliar a situação”, orienta Sanclayton Moreira, diretor do Ceps/UFPA.

O Moba, na verdade, reúne dois processos seletivos. Este ano, são 480 vagas destinadas ao Processo Seletivo à Mobilidade Interna (Mobin), o qual permite que alunos da UFPA “troquem” de curso; e 558 vagas para o Processo Seletivo à Mobilidade Externa (Mobex), o qual permite aos universitários de outras instituições se “transferir” para a Federal Paraense. Pessoas já formadas (no Brasil e no exterior) ou com vaga na Universidade já  prescrita também podem se inscrever pelo Moba/Mobex.

Do total de inscrições confirmadas, a maior demanda é para o Mobex, para o qual se inscreveram 4.204 candidatos. O Mobin recebeu 1.065 inscrições. O Ceps explica que a lista completa da demanda por curso deve ser divulgada no início de dezembro, quando da disponibilização dos Cartões de Inscrição aos candidatos.

Prova - Os candidatos inscritos farão uma prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha, agendada para o dia 18 de dezembro, das 14h às 17h. O exame será aplicado nas cidades de Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal e Tucuruí.

O número de questões por disciplina varia conforme a área de conhecimento do curso preferido pelos candidatos. A indicação sobre essa divisão está no item 8.5 do edital e o conteúdo programático está disponível aqui. Para disputar as vagas, os candidatos precisam acertar pelo menos 40% das questões.

Novidades – A partir deste ano, a UFPA implementa algumas novidades na seleção. Agora, podem se inscrever na disputa por vagas os candidatos que cursaram um ano letivo ou no mínimo 25% e não mais que 75% da carga horária total do curso ao qual está vinculado.

Outra alteração diz respeito aos critérios de desempate - A partir de 2016, diante de empates, a UFPA irá observar a maior nota na Prova de Língua Portuguesa, depois, a maior nota em disciplinas conforme a área do curso para o qual o candidato está disputando vagas e, por fim, beneficiará o candidato mais velho. Na última seleção, 5.663 pessoas se inscreveram no concurso, sendo 813 na modalidade Mobin e outras 4.850 na modalidade Mobex.

• Serviço
Homologação da inscrição no Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica da UFPA (Moba 2016)
Disponível no site do concurso, por meio de login e senha pessoais.
Confira aqui o edital com todas as regras da seleção.
Na página do concurso , já estão disponíveis a agenda do certame, o conteúdo programático da prova e os formulários de solicitação de atendimento especial.
Informações: (91) 3201.7382 ou no site do CEPS.