Terminam,nesta quarta, 16, as inscrições para o Vestibular Especial

Termina, nesta quarta-feira, 16 de novembro, o prazo para as inscrições no Processo Seletivo Especial (PSE-2) da Universidade Federal do Pará, voltado especificamente a candidatos de origem indígena ou quilombola. O concurso oferta para 2017 um total de 704 vagas em 176 cursos de graduação, distribuídos por 20 cidades paraenses.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 17h no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS). Até esta segunda-feira, 14 de novembro, 4.365 pessoas solicitaram a inscrição no certame, sendo 1.106 indígenas e 3.259 quilombolas.

Confirmação da inscrição depende da apresentação de documentos - Todos os candidatos terão até às 17h do dia 18 de novembro para apresentar, presencialmente, à UFPA os documentos exigidos para a inscrição, ou seja, o boleto bancário sem valor, gerado no ato de inscrição, o qual comprova o seu registro, e a Declaração de Pertencimento, documento que atesta a vinculação dos estudantes com a comunidade tradicional à qual alega pertencer.

Considerando as especificidades dos candidatos, o CEPS e a Comissão Permanente de Processos Seletivos da Universidade (Coperps) estabeleceram que as cópias da documentação exigida no edital podem ser entregues nas secretarias dos campi de Abaetetuba, Altamira, Cametá e Soure ou na sede do CEPS,  no campus do Guamá, em Belém, no prazo previsto pelo edital do processo seletivo diferenciado.

Porém, caso sejam aprovados na primeira fase do concurso, os estudantes precisarão apresentar o documento original equivalente à cópia entregue aos avaliadores durante a segunda etapa do vestibular especial, que corresponde a uma entrevista individual. Confira aqui o comunicado do CEPS.

Números - “Nesses últimos dias, uma das principais dúvidas dos candidatos é em relação ao local  em que podem apresentar a documentação exigida para a inscrição no PSE-2. Vamos realizar o concurso nos cinco campi listados no edital, mas muitos estudantes não compreendem que o local de entrega do documento não precisa ser o mesmo pelo que ele opta por fazer as provas. Isso porque todos os documentos serão trazidos ao CEPS, em Belém, para serem analisados no próprio Centro, para só então publicarmos a homologação da inscrição”, orienta Sanclayton Moreira, diretor do CEPS/UFPA.

Os dados do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos da UFPA (CIAC) mostram que, desde a implantação do sistema que cria as vagas extras para candidatos indígenas, duas para candidatos quilombolas e uma vaga extra para pessoas com deficiência em cada curso de graduação ofertado pela Universidade, um total de 1.009 estudantes foram aprovados na Instituição. O maior grupo é dos estudantes quilombolas, que somam 589 aprovados desde 2013. Desde 2010, quando as vagas especiais para indígenas foram criadas, já se tornaram calouros da UFPA 133 estudantes indígenas.

Serviço:
As inscrições para o PSE 2016 voltado a estudantes indígenas e quilombolas seguem até o dia 16 de novembro no site do CEPS e são gratuitas.
Acesse aqui o edital do PSE indígena e quilombola deste ano.
Confira o comunicado do Ceps sobre a entrega dos documentos necessários à inscrição.
Veja o quadro completo com o número de estudantes aprovados na UFPA ao longo dos anos e em cada curso: Quilombolas; Indígenas; PcDs.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google