Evento nacional sobre trabalho escravo começa nesta quarta-feira, 16

A partir desta quarta-feira, 16, até sexta, 18 de novembro, será realizada a IX Reunião Científica: Trabalho Escravo Contemporâneo, pela primeira vez em Belém. O evento ocorre no Auditório Professor Vicente Miranda, do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA (ICJ), e será organizado pela Clínica de Direitos Humanos da Amazônia, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direito do ICJ (PPGD/UFPA).

A reunião contará com a participação de autoridades e pesquisadores internacionais, nacionais e locais que estudam e trabalham a temática da escravidão contemporânea no Brasil e no mundo. O evento é uma parceria da Clínica de Direitos Humanos da Amazônia do PPGD com o Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo (GPTEC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo a professora doutora Valena Jacob, coordenadora do evento, o principal objetivo é envolver a comunidade acadêmica com a discussão do tema da escravidão contemporânea, buscando disseminar o interesse e o compromisso com a realidade em questão, além de oferecer à comunidade acadêmica envolvida com a questão a oportunidade de intercambiar informações, estabelecendo debates e questionamentos sobre o tema.

“O objetivo é, também, apresentar as pesquisas científicas que estão sendo realizadas a respeito do assunto, em nível nacional, com a intenção de estimular os debates a respeito dos problemas e dos avanços que têm sido identificados no processo de combate ao trabalho escravo contemporâneo”, disse.

A programação terá início nesta quarta-feira, 16, com uma saudação e mesa de abertura. Ao longo do evento, serão realizados nove blocos de palestras e debates. Os temas serão: trabalho escravo na cidade; trabalho escravo infantil; conceitos do trabalho escravo contemporâneo; questões internacionais sobre trabalho escravo; migrações e trabalho escravo; trabalho escravo e políticas públicas; representações e histórias do trabalhador escravo contemporâneo; trabalho escravo e direitos humanos e trabalho escravo rural.

Em seguida, será feito o coquetel e lançamento do livro Discussões contemporâneas sobre trabalho escravo: teoria e pesquisa, às 17h30, no auditório do ICJ. No encerramento, será feita uma reunião com avaliação e discussão sobre os passos a serem tomados para a X Reunião Científica. Além disso, a Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo (CoNaTraE), da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, vai se reunir com a Comissão Estadual de Erradicação ao Trabalho Escravo (CoETraE) e o governador do Estado do Pará no Palácio do Despacho.

Para a professora Valena Jacob, a discussão dessas temáticas na UFPA é de extrema relevância, em razão do alto índice de incidência de trabalhadores resgatados em condições análogas ao de escravo no Estado do Pará. “Nossa universidade, como Academia, exerce um importante papel ao despertar os estudantes para a realidade do trabalho escravo na Amazônia e no Brasil”, destacou. O público-alvo do evento são pesquisadores que estudam o problema do trabalho escravo no Brasil.

CIDHA – A Clínica de Direitos Humanos da Amazônia foi criada com a finalidade de promover a capacitação e qualificação dos discentes para a atuação prática na área dos direitos humanos, contribuindo com a formação de uma consciência social, a partir da qual conceba o Direito como uma ferramenta de mudança social e de promoção de políticas públicas. Atualmente, a clínica atua em duas áreas: agroambiental e internacional.

Serviço:
IX Reunião Científica: Trabalho Escravo Contemporâneo