Solenidade no Teatro da Paz contou com a presença do Ministro da Educação

Na noite de ontem, no Teatro da Paz, com as presenças do Ministro da Educação, Fernando Haddad, da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, e de várias outras autoridades, além de membros do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), aconteceu a  solenidade de comemoração dos 50 anos da Universidade Federal do Pará  (UFPA). Os ex-reitores da UFPA ou os familiares que os representavam, além de autoridades presentes, receberam a medalha comemorativa do cinquentenário. O atual reitor da UFPA, Prof.Alex Fiúza de Mello, também foi agraciado com a medalha entregue pelo Ministro da Educação. As  medalhas foram produzidas com materiais provenientes da região, como o alumínio e a cerâmica.

Os presentes à cerimônia puderam assistir ao vídeo institucional dos 50 Anos da UFPA e a coferência do filósofo e professor Benedito Nunes, intitulada Universidade e Identidade Brasileira. Ao final da solenidade, a Orquestra Sinfônica da UFPA e o Coral Marina Monarca apresentaram peças de Carl Orff, Villa-Lobos e Mateus Araújo.

Histórico - O dia 2 de julho marca a assinatura do decreto-lei nº 3.191, assinado em  1957, pelo então  Presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira.
A criação da UFPA reuniu  as sete faculdades existentes em  Belém: Medicina, Direito, Farmácia, Engenharia, Odontologia,  Filosofia, Ciências e Letras e Ciências Econômicas, Contábeis e  Atuariais. Os trabalhos voltados à construção da Universidade começaram  em 1952,  quando um projeto de lei, de autoria do deputado Epílogo de Campos,  foi apresentado à Câmara Federal. O projeto arrastou-se durante cinco  anos nas diferentes comissões daquela Casa, até que o deputado João  Lameira Bittencourt  elaborou um substitutivo, aprovado logo em seguida.

Publicado em: 29.06.2007 11:55