Novo Modelo de Avaliação de Desempenho no Estágio Probatório entra em vigor
Já está em vigor o Novo Modelo de Avaliação de Desempenho no Estágio Probatório, regulamentado pela Resolução n° 1.439/2016-CONSAD. O modelo deve permitir o acompanhamento contínuo do desempenho dos servidores nos primeiros anos de exercício do cargo, possibilitando ao gestor realizar as intervenções necessárias para bem orientar e ambientar os recém-admitidos ao universo laboral da UFPA.
Estão submetidos ao novo modelo todos os servidores da UFPA admitidos a partir de 1º de janeiro de 2016. A nova metodologia propõe que a avaliação seja realizada em três ciclos, um a cada 10 meses de efetivo exercício do cargo. Os dois primeiros ciclos de avaliação serão realizados pela chefia imediata do servidor e o terceiro, por uma comissão instituída pelo gestor máximo da Unidade de lotação do servidor. O resultado final será obtido por meio da média aritmética das notas obtidas em cada ciclo. Para ser considerado aprovado, adquirindo, assim, o direito à estabilidade, o servidor deve alcançar resultado final igual ou superior a 70% (pontuação 7,0).
Essa alteração na Avaliação de Desempenho no Estágio Probatório é resultado de uma construção coletiva envolvendo a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP), servidores das CPGAs e as Divisões de Pessoal de diversas unidades da Universidade, com o intuito de aprimorar e consolidar tal processo na Instituição, proporcionando a adequada instrução, o direcionamento e a supervisão do servidor a fim de assegurar o bom exercício das suas atividades e o alinhamento à missão, à visão e aos objetivos estratégicos da Instituição.
O Novo Modelo foi apresentado oficialmente em uma reunião realizada no dia 13 de setembro, na Secretaria Geral dos Conselhos Deliberativos Superiores (Sege), para coordenadores de Planejamento, Gestão e Avaliação-CPGAs e gestores das Unidades Administrativas e Acadêmicas da UFPA, que, na ocasião, puderam se posicionar acerca das mudanças, assim como propor sugestões de melhoria ao processo.
Início - As primeiras avaliações no novo modelo serão realizadas no mês de novembro. A estimativa é que, até o final do ano, cerca de 100 servidores sejam avaliados no primeiro ciclo. Para assegurar a plena realização desse processo, a Progep enviou um memorando a todas as unidades com servidores a serem avaliados, contendo as instruções e os prazos para a realização de cada ciclo. Além disso, já estão disponíveis, na página da Progep, os novos instrumentos da Avaliação de Estágio Probatório, incluindo um Tutorial com todas as informações a respeito desse processo.
O coordenador de Acompanhamento e Desenvolvimento na Carreira, David Mourão Ayan, acredita no sucesso deste novo modelo: “Este novo modelo de avaliação de estágio probatório é fruto de muitas discussões a respeito da gestão do desempenho na UFPA, o que demonstra um amadurecimento da Instituição nesta temática. Por isso estamos confiantes que tais mudanças gerarão as melhorias necessárias para a consolidação deste processo, resultando em benefícios para o servidor em estágio probatório e para a UFPA”.
Ingressantes anteriores- Os servidores em estágio probatório que foram admitidos antes de 1º de janeiro de 2016 terão sua avaliação realizada conforme o modelo antigo, em que se destina um único momento para a apreciação do desempenho do servidor, a ocorrer no 31º mês de estágio probatório. Os instrumentos referentes a esse modelo continuam disponíveis na página da Progep.
Quaisquer dúvidas ou outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail: coordesempenho@ufpa.br.
Texto: Divulgação / Progep
Foto: Laís Teixeira - arquivo Ascom
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária