Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Oficina discute turismo viável para o Centro Histórico de Belém

Um turismo viável para o Centro Histórico de Belém. É esse o objetivo do Projeto "Viabilidade Turística no Centro Histórico de Belém: intervenções turísticas-culturais integradas ao Projeto Circular no Centro Histórico de Belém /PA", iniciado em outubro deste ano e com outras atividades em planejamento para 2017. Nesta quarta-feira, 23, das 19h às 21h, será realizada a última oficina deste ano, no Instituto de Ciências das Artes da Universidade Federal do Pará (ICA/UFPA), localizado na Praça da República.

Os professores Diana Alberto, da Faculdade de Turismo (Factur) da UFPA, e de Sílvio Figueiredo, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), vão falar sobre Turismo e Projetos Turísticos. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: turcentrohistoricoufpa@gmail.com ou no local. Mais informações: 91 98127-2208.

Um novo perfil para o Centro Histórico - O Projeto "Viabilidade Turística no Centro Histórico de Belém: intervenções turísticas-culturais integradas ao Projeto Circular no Centro Histórico de Belém /PA" pretende trazer novas dinâmicas culturais, sociais, econômicas e turísticas, que, ao final, contribuirão para a elaboração de um documento com vistas ao desenvolvimento de atividades de Turismo, Patrimônio e Cultura no Centro Histórico de Belém.

Diana Alberto acredita que o projeto traz uma nova proposta dentro da área do Turismo e da Cultura para o Centro Histórico de Belém e irá colocar em evidência esse potencial, diagnosticando, levantando informações para disponibilizá-las a fim de estimular mais pesquisas e propostas que possam surgir nas instituições de ensino superior, e também de espaços culturais, estabelecimentos públicos e privados.

A professora ressalta que, para ser consolidado o turismo no Centro Histórico, é preciso de mais investimento em segurança, coleta de lixo, ordenamento de trânsito nas vias, além de programações culturais e sociais, isso tanto por parte do poder público (municipal e estadual) quanto do setor privado.

"A efetivação de um turismo sustentável e focado na economia cultural e criativa depende disso e de outras coisas, como a valorização dos produtores culturais, seja à (ao) pequena(o) artesã(ão), e dos espaços culturais, para garantir os direitos dessas pessoas produzirem e da população poder consumir essa cultura", diz Diana.

"Acreditamos que o Circular já vem proporcionando essa integração entre esses espaços privados culturais que existem na região, com a população moradora e comerciante. E o turismo pode ajudar muito, desde que haja também a implementação de políticas de cultura que valorizem as iniciativas", conclui.

Parceria UFPA e Circular Campina-Cidade Velha - Coordenado por Diana Alberto, em parceria com os professores Goretti Tavares, da Faculdade de Geografia (FGC), Silvio Figueiredo, do NAEA, e Makiko Akao, do Projeto Circular, este projeto de extensão da UFPA tem como objetivo dinamizar o aproveitamento de diferentes setores presentes nesta área da cidade, para a efetivação de um turismo cultural e sustentável.

A parceria da Factur, da FGC e do NAEA com o Circular vem sendo fortalecida desde o início do ano, quando, a partir de um Roteiro Geo-Turístico, coordenado pela professora Goretti Tavares, a equipe da revista percorreu com ela um trajeto pelas entranhas da Campina. O que vimos foi uma cidade invisível, escondida na Campina, bairro repleto de belezas arquitetônicas e marcos históricos.

Acessem aqui e leiam as reportagens da edição número zero, dedicada a esse novo tipo de turismo e à edição número 1, em que se focam ações que dialogam diretamente na base deste propósito.

Serviço
As inscrições para as oficinas de turismo sustentável podem ser feitas pelo e-mail: turcentrohistoricoufpa@gmail.com ou no local. Todas as ações são realizadas no auditório do ICA, que fica na Praça da República, ao lado do Teatro Waldemar Henrique (prédio do antigo Núcleo de Artes da UFPA). Mais informações: 91 98127-2208 ou na página do evento no facebook.

Texto: Divulgação / Projeto
Foto: Alexandre Moraes - Arquivo Ascom

Publicado em: 22.11.2016 18:00