Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Complexo Hospitalar da UFPA é parceiro em Mutirão de Saúde e Cidadania

Neste sábado, 26, acontece o Mutirão de Saúde e Cidadania, que oferece diversos serviços gratuitos à população nas áreas da saúde, da cidadania e recreativa, das 8h às 13h, na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), antigo Núcleo Pedagógico Integrado - NPI, na Avenida Perimetral, nº 1.000, no bairro Montese (antiga Terra Firme). A ação tem a meta de atender 500 pessoas e é realizada pelo Lions Clube Internacional, entidade filantrópica, em parceria com diversas organizações, entre elas, o Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS), do Complexo Hospitalar da UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh); e o Hospital Regional Doutor Abelardo Santos (HRAS), que pertence ao governo do Estado.

Reunião ocorrida nesta terça-feira, 22, no Bettina, entre a equipe de Governança do Complexo e a presidência do Lions, detalhou a parceria. Na ocasião, o superintendente do Complexo, o médico e sociólogo Paulo Amorim, foi condecorado com a Medalha de 100 Anos de existência do Lions.
 
Segundo o presidente da Região C do Lions, Walter Amoras, o objetivo do mutirão é atender às pessoas mais necessitadas, por meio de ações vinculadas aos recursos públicos e privados existentes e disponíveis visando melhoria nas condições de saúde de grupos populacionais, em especial no bairro Montese e adjacências.
 
"As ações de saúde são articuladas com os recursos de saúde desse bairro e adjacências, para que haja integralidade nos procedimentos de prevenção e recuperação da saúde dos cidadãos atendidos, conforme preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS). Para as necessidades que se apresentarem, os usuários atendidos serão encaminhados para a Rede de Atenção Básica - Estratégia da Família e Centros de Saúde", afirmou Amoras. Por isso é importante que apresentem documentos de RG, CPF, comprovante de residência e Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), se tiverem. Quem não tiver o Cartão SUS terá oportunidade de fazer no mutirão, por meio do Serviço de Emissão do documento feito pelo HRAS.   
 
O Cartão SUS é ferramenta importante para a consolidação do Sistema e resultado de investimentos públicos para a produção e o uso de informações necessárias à gestão da Saúde no País. O cartão é válido em todo o território nacional, contribui para a integração dos sistemas de informação e para o atendimento em saúde implantado no Brasil, criando e mantendo uma base nacional de registros eletrônicos de saúde do cidadão que possibilita ao usuário do SUS acesso aos seus dados, agilizando atendimentos como marcação de consultas, exames e outros. 
 
Serviços - Na área da saúde, o atendimento envolve acolhimento, com o preenchimento da ficha de inscrição; triagem, com peso corporal, altura, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), aferição de pressão arterial e dosagem da glicemia; clínica médica tendo consulta e encaminhamento para a rede pública de saúde, dependendo do caso; clínica oftalmológica, com atendimento de 60 pacientes, preferencialmente acima de 60 anos, que já tenham diagnóstico ou não de catarata ou pterígio (carne crescida), pelo Hospital Bettina Ferro da UFPA, que fará triagem de pacientes.
 
Haverá, também, serviços de odontologia, com orientação do Setor Saúde da Escola de Aplicação e atividades educativas de escovação bucal (escovódromo) a cargo do Lions Clube Belém-Icoaraci. Haverá, ainda, atendimento nutricional, pelo Serviço de Nutrição e Dietética do HRAS, que participa, pela segunda vez, de ação do Lions. Neste mutirão, o HRAS contribuirá, também, com 30 consultas para nutricionista e 50 para psicólogo.
 
Já as atividades de educação em saúde oferecem palestras sobre diabetes, hipertensão arterial, cânceres de mama, útero e próstata, combate ao uso das drogas ilícitas, proteção da visão, da saúde e do meio ambiente e prevenção contra incêndio.
 
Além do Cartão SUS, as iniciativas de cidadania trazem emissão de carteira de identidade, orientações sobre defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis, corte de cabelo e bazar da pechincha. Nas atividades recreativas, estão o esporte e a dança.
 
Reunião - Na manhã desta terça-feira, 22, no auditório do Bettina, a presidência do Lions Clube Internacional esteve reunida com o superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA, o médico e sociólogo Paulo Amorim, e a equipe de Governança do Complexo, que, além do Bettina Ferro, envolve o Hospital Universitário João de Barros Barreto. O objetivo foi detalhar a parceria para o Mutirão de Saúde e Cidadania. Na oportunidade, o superintendente foi condecorado com a Medalha de 100 Anos de existência do Lions, que acontece em 2017. A parceria entre HUBFS e Lions teve a colaboração da anestesiologista Lauricéia Valente, chefe da Divisão Médica do Bettina Ferro.
 
"Estamos felizes com a parceria com o Lions, porque é uma instituição atuante no mundo. O Bettina Ferro é também reconhecido pela sociedade como um hospital de referência em Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Crescimento e Desenvolvimento Infantil, que oferece assistência de excelência em média e alta complexidade, além de ensino, pesquisa e extensão. Então participar de ações que estão além dos muros da UFPA junto a entidades sérias para atender à população que precisa dos nossos serviços é também nosso papel", destacou Paulo Amorim.
 
Lions - O Lions Clube Internacional é uma das maiores organizações internacionais de clubes de serviço do mundo tendo reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU). Está presente em 210 países, com mais de 46 mil Lions Clubes, nos quais estão seus 1,4 mil membros voluntários. Em 2017, a instituição completa 100 anos de existência na realização de serviços humanitários nas áreas da saúde, como proteção da visão, controle da diabete, hipertensão arterial, entre outros; meio ambiente, como plantio de árvores, reciclagem de materiais, educação ambiental e mutirão de limpeza comunitária, e em outras áreas. Com o slogan "Liberdade, Igualdade, Ordem, Nacionalismo e Serviço" e lema "Nós servimos", a missão do Lions é legitimar o papel dos voluntários, que, com ações concretas, estão servindo às comunidades e atendendo às necessidades humanas, além de fomentar a paz e promover a compreensão mundial.
 
Texto: Cleide Magalhães - Ascom Complexo Hospitalar da UFPA.
Fotos: Reprodução Google e Cleide Magalhães

Publicado em: 23.11.2016 17:58