Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Simpósio debate a República e o ensino de História

Em função da ocupação do campus da UFPA, a coordenação do X Simpósio Regional de História da ANPUH comunica que a programação do evento, que tem por tema “As crises da República e o ensino de História: a democracia brasileira em questão”, será toda realizada no Auditório Dom Alberto Ramos, da Universidade da Amazônia – Unama, na Senador Lemos, nº 2809, Sacramenta. A conferência de abertura, “Belém e a historiografia paraense”, será realizada nesta segunda-feira, 28/11, às 11h, pela professora Dra. Maria de Nazaré Sarges.

O evento será realizado de 28 a 30 de novembro. Constam da programação sete conferências, reunião plenária da Associação Nacional de História - Pará e lançamento de três livros. No primeiro dia, ás 18h30, a mesa redonda 1 discutirá o tema “As crises da República e os desafios da democracia no Brasil”, com palestras de Rodrigo Patto Sá (UFMG), Pere Petit e Edilza Fontes (UFPA). A partir das 21 h, será realizada programação cultural com show na Casa de Noca.

Amanhã, dia 29, estão programadas duas mesas-redondas e o lançamento de livros. Pela manhã, às 8h, a mesa-redonda 2 terá palestras de Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ), Stela Pojuci (Unama) e Magna Abrantes (UFPA-Seduc) sobre o tema “O PROFHistória e o ensino de História”. Às 10h, a mesa 3, sobre o tema “A questão agrária e a República no Brasil: reflexões para uma história agrária”, haverá palestras de Márcia Motta (UFF), Rosa Acevedo (UFPA), Marcos Dezemone (UFF) e Mário Grynszpan (UFF). 

Às 18h, será realizado o lançamento dos livros Maçonaria, poder e sociedade no Pará na segunda metade do século XIX, de Elson Monteiro; Modos de subjetivação de professores primárias internadas como loucas no hospital Juliano Moreira no Pará (1964-1984), de Sérgio do Nascimento, e Belém do Pará: História, cultura e cidade – para além dos 400 anos, organizado por Franciane Gama Lacerda e Maria de Nazaré Sarges. Fechando a programação do segundo dia, às 19h, será realizada a mesa “As disputas pela memória da ditadura no Brasil e na Amazônia”, haverá palestras de Daniel Aarão (UFF) e César Augusto Queirós (UFAM).

A programação do terceiro e último dia, na quarta-feira, inicia-se às 8h, com a mesa-redonda “Os projetos de República no Brasil do século XIX”, às 8h, tendo Magda Ricci, Karl Arenz e José Alves Júnior (UFPA) como palestrantes.  Em seguida, às10h, o tema “Intelectuais, República e Amazônia” terá palestras de Aldrin Figueiredo (UFPA, Auxiliomar Ugarte (UFAM) e Cleodir Moraes (UFPA).

Pela parte da tarde, será realizada, às 13h30, a sessão plenária da ANPUH-Pará, quando haverá homenagem à professora Nilza Fialho de Andrade. Encerrando a programação, às 18h30, a mesa “O ensino de História, tempo presente e usos do passado” terá palestras de Maria Auxiliadora Schimidt (UFPR), Weslwy Garcia (UFPA) e Erinaldo Cavalcanti (UNIFESSPA).


Texto: Walter Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Reprodução Google

Publicado em: 28.11.2016 11:50